Melhorar o atendimento ao cliente na farmácia é uma condição para o aumento das vendas e para a fidelização. Isso não é novidade para ninguém. Porém, o que os empreendedores devem perseguir é a profissionalização do atendimento nos seus negócios.
Porque os clientes se comportam de formas diferentes a cada ida à farmácia. Por isso, saber identificar seus desejos, necessidades e ajudá-lo a fluir na compra faz parte de um atendimento contemporâneo.
Nos próximos parágrafos, vamos mostrar alguns caminhos para melhorar o atendimento ao cliente na farmácia e ajudá-lo a prosperar na sua.
O que significa melhorar o atendimento ao cliente na farmácia?
Podemos definir um bom atendimento pensando no que o cliente sente ao final da interação com um atendente. Nesse sentido, seria ter uma sensação de plenitude e bem-estar, com tudo tendo ocorrido da forma como ele esperava ou melhor.
Ou seja, atender bem significa dar ao cliente uma percepção positiva da sua experiência na farmácia. Com o processo de compra concluído, ele precisa sair achando que foi bem auxiliado e teve sua demanda atendida de forma proativa.
Em uma farmácia, a ideia do bom atendimento é das mais importantes. Pois os clientes chegam com dúvidas sobre a medicação, leitura de receita, valores, quantidades e muito mais. Além, claro, da procura por produtos de higiene, nutrição e beleza.
Assim, o atendente de farmácia deve se portar como um verdadeiro consultor do cliente, ajudando-o a se sentir à vontade, seguro das suas escolhas e feliz no momento da compra.
E como melhorar o atendimento ao cliente na farmácia? É o que vamos mostrar a seguir.
Observar o comportamento do cliente
Todo cliente tem um grau de autonomia dentro de uma farmácia. Inclusive, todo o layout da loja é criado para orientá-lo e levá-lo com mais facilidade ao produto ou setor. Observe como ele interage com o ambiente e só o aborde se notar que ele precisa de ajuda.
Muitos vão direto a um funcionário. Mas outros precisam de mais tempo e procura, só necessitando de ajuda após um tempo. Observe o perfil, analise e veja o momento certo da abordagem.
Diga seus passos ao cliente
Cumprimentar educadamente, pegar uma receita e se voltar para uma busca no computador pode não ser o suficiente para gerar um bom atendimento. Isso porque um comportamento como esse pode gerar um vácuo na interação. O mesmo acontece quando o atendente se ausenta por alguns minutos.
Ter foco no cliente é deixá-lo saber todos os passos do atendimento. Isso pode ser feito com informações. Sempre que for fazer algo, diga ao cliente, como: “Vou procurar seu medicamento no estoque”, “Estou consultando aqui no computador”. Frases como essa conectam o atendente ao cliente.
Faça o cliente querer comprar
Forçar vendas geralmente não é uma boa ideia. Isso porque as pessoas se sentem coagidas e percebem que o interesse maior é do vendedor, e não de quem compra. O ideal é ter um grau de insistência moderado, com empatia ao cliente e dando informações importantes dos produtos.
Esta é uma postura positiva, que é geralmente bem percebida. O cliente entende que está sendo ajudado por um especialista.
Melhorar o atendimento ao cliente na farmácia é uma tarefa contínua, que exige muita análise e treinamentos constantes. O importante é sempre manter um alto grau de atenção e fazer as pessoas saírem satisfeitas da sua farmácia.
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