Televendas: 0800 081 1911

4 coisas que todo balconista de farmácia precisa saber


O balconista de farmácia jamais pode deixar de atender a uma demanda dos seus clientes. Seu papel não é dizer apenas sim ou não para quem chega no estabelecimento. Pelo contrário, é uma tarefa muito mais complexa do que parece.

Em resumo, o balconista de farmácia precisa ser um especialista no negócio, entendendo de tudo sobre medicamentos e produtos de higiene e beleza, além de compreender o que de fato as pessoas querem quando chegam à sua farmácia.

O objetivo? Converter essas demandas em vendas. Para isso, trazemos neste artigo algumas coisas que devem fazer parte do repertório de todo balconista. Siga com a leitura.

O papel do balconista de farmácia

O balconista é o que chamamos de ponto de contato com o negócio. É ele que estabelece o elo entre a farmácia e cada cliente. Por isso, sua função é estratégica dentro do estabelecimento.

Muitas pessoas chegam à farmácia apenas com suas dores de clientes (não confunda com dores físicas, ok?), sem saber ao certo o que procurar ou como proceder para resolver seu problema. É natural que recorram ao balconista de farmácia para conversar e tentar esclarecer as coisas.

É neste momento que o balconista deve agir para tentar converter aquela dor do cliente em vendas. Seu papel é decifrar e dar o melhor encaminhamento, ajudando a resolver o problema do cliente com os produtos vendidos na farmácia.

Isso vale para medicamentos ou qualquer outro produto. E esse processo pode ser melhorado com passos simples, que vamos apresentar a seguir.

Vender mais na sua farmácia

4 conhecimentos essenciais para balconistas

Vamos a eles com objetividade:

  1. O cliente quer ser escutado – o balconista deve oferecer uma escuta ativa, que começa por se interessar pelo caso do cliente, não pela venda neste primeiro momento. A venda vem como uma solução do caso. A ideia é compreender a demanda, discutir as alternativas com o cliente e, depois, oferecer os produtos.
  2. Mas o cliente também quer descrição – muitos tratamentos expõem a intimidade das pessoas, por isso é fundamental ser discreto e empático com o cliente. O balconista de farmácia deve saber explicar, por exemplo, como ministrar as medicações de modo simplificado e, se for o caso, chamar o farmacêutico para dar detalhes. Sempre preservando a intimidade das pessoas e o sigilo.
  3. Ter conhecimentos técnicos – é essencial saber sobre o funcionamento do negócio, como as diferenças entre medicamentos genéricos, similares e de marca; as vias de ministração de medicamentos; as tarjas dos remédios; os princípios ativos e etc. Apesar de não ser um profissional de saúde, o balconista de farmácia trabalha nessa área, por isso é preciso conhecer terminações técnicas para atender bem.
  4. Saber o que fatura mais – como um vendedor, ele precisa saber o que gera mais receitas para a farmácia e, sempre que possível, oferecer os produtos aos clientes. Assim, ele contribui ativamente com o negócio, e deixa o papel reativo de apenas oferecer o que o cliente solicita.

Entender como funcionam os processos da farmácia – todo balconista deve saber como a farmácia é abastecida, entendendo a frequência de entrada de mercadorias, o processo logístico e tudo sobre o giro de produtos. O objetivo é ter controle e informações para dar a qualquer cliente que não tenha sua demanda atendida.

A profissão de balconista de farmácia pode ser bem desafiadora, cheia de termos técnicos da área farmacêutica e técnicas de atendimento ao cliente. Com conhecimentos e disposição, é possível se tornar um profissional capacitado e fundamental para o sucesso da farmácia.

Assine a newsletter da Acripel.

Receba notícias e informações exclusivas da nossa empresa. Cadastre-se. É simples!