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Dicas essenciais para o pós-venda no atendimento farmacêutico


O pós-venda está no centro da estratégia de mercado de qualquer empresa de gestão moderna. Com as farmácias, não poderia ser diferente.

O pós-venda para farmácias precisa ser sempre aprimorado para gerar vendas recorrentes e aumentar o faturamento. Mas como fazer isso? Com as nossas dicas abaixo, você poderá aplicar boas técnicas no seu estabelecimento e conseguir chegar a seus objetivos com mais naturalidade.

Vamos às dicas!

1. Invista na fidelização

Fidelização é um dos objetivos do pós-venda. Um cliente fiel é aquele que estabeleceu um laço de confiança com sua farmácia e a escolhe no momento da compra. Você pode conquistar o cliente com um atendimento de excelência e até criar programas de benefícios, tudo para encantar e mostrar que sua farmácia se importa com ele.

Ofereça recompensas (descontos, brindes) para o cliente fiel, assim como dê tratamento VIP para os que sempre voltam à sua farmácia. Ouça sempre as necessidades dos clientes para criar soluções que os deixem satisfeitos por terem escolhido sua farmácia. 

2. Cadastre o seu cliente

Um convite para fazer um cadastro pode ser a porta de entrada para um relacionamento duradouro. Com as informações do cliente atualizadas, você pode estabelecer uma comunicação direta e assertiva, oferecendo produtos periodicamente assim como mostrar novidades do seu estabelecimento.

Esse contato pode ser feito por telefone, mensagens de texto (SMS e WhatsApp) ou mesmo e-mail. A comunicação constante e não invasiva mantém a sua farmácia na lembrança do consumidor e o prepara para a próxima compra.

3. Abra canais de comunicação

Um pós-venda eficiente é o que cria uma via de mão dupla. Ele estimula o cliente a entrar em contato sempre que houver necessidade. Por isso, é importante abrir canais de atendimento, como telefone e WhatsApp para dar acesso às pessoas ao seu estabelecimento.

Esses canais de comunicação precisam estar conectados ao atendimento, sendo uma extensão do trabalho do ponto de venda. Assim, o cliente não vê distinção entre eles e aumenta o ponto de contato com a sua farmácia. Cliente engajado é cliente que volta.

4. Use o CRM para o pós-venda

CRM é o Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o consumidor. É uma forma moderna de trabalhar o pós-venda usando a integração de ações e ferramentas de gerenciamento e comunicação.

Adotar um software de CRM ajuda a automatizar processos e integrar a área de vendas com a comunicação. Com o CRM, você pode fazer filtragem no seu cadastro, levantar perfis de consumo, entender o comportamento do cliente e gerar ações para trazê-lo de volta à sua farmácia.

Conclusão

Não investir em pós-venda significa perder o que de mais valioso sua farmácia conquistou: o cliente. Já é sabido nos negócios que é mais barato reter um consumidor do que adquirir um novo. Portanto, aquela pessoa que adentrou a sua farmácia e realizou uma compra deve ser tratado como um patrimônio.

O pós-venda, que pode ser incrementado com as dicas acima, tem esse papel de criar relevância para a sua farmácia por meio de um contato direto com o cliente após a compra. Por isso, é importante criar sua estratégia de fidelização usando as ferramentas disponíveis e ações bem claras e executadas com planejamento.

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