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equipe de funcionários numa farmácia

Aprenda a como melhorar a gestão de equipes na farmácia


Quem está no dia a dia do negócio, lidando com os clientes e fornecedores é o seu grupo de funcionários. Com diferentes funções e atividades, é esse pessoal quem faz a farmácia funcionar, seja no caixa, no balcão ou no estoque.

Cada colaborador precisa entender bem a importância das tarefas que realiza e da necessidade de trabalhar em harmonia com os demais colegas. É por isso que a gestão de equipes deve ser levada a sério e ser entendida como um investimento importante.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como melhorar a gestão de equipes na farmácia para você poder aplicar na sua loja ou rede e perceber rapidamente os resultados.

Atendimento de excelência, a meta da gestão de equipes

Antes de partirmos para as dicas em si, é importante deixar claro que a meta é promover o melhor atendimento possível ao cliente, afinal, tudo é feito para satisfazer suas demandas, certo?

Muitas vezes, preços, formas de pagamento, infraestrutura apresentam pouco ou nenhum diferencial entre uma marca de farmácia e outra, é justamente o atendimento, a forma como se procura resolver o problema do cliente que faz a diferença e fideliza o cliente.

Um bom atendimento passa pela educação, pela gentileza, disposição em ajudar o cliente de diversas formas. Alguns exemplos são: “traduzir” a receita do médico, oferecer opções mais em conta, buscar em outra unidade o remédio que não tem na loja onde o cliente está sendo atendido, ter paciência quando ele está em dúvida entre levar ou não o medicamento ou outro produto e, principalmente, demonstrar conhecimento técnico sobre aquilo que vende para passar confiança e credibilidade.

Dicas para uma boa gestão de equipes

1 – Relação transparente e baseada em uma boa comunicação

É imprescindível que a sua equipe entenda o que você espera dela. Qual a função de cada, como podem se ajudar entendendo o que será cobrado de cada um. Tudo isso deve ser acompanhado de uma boa comunicação. Seja em reuniões, e-mails ou grupo de trabalho em aplicativo, toda mensagem deve ser clara e objetiva. De preferência com um retorno sobre o entendimento de cada uma delas.

2 – Treinamento e capacitação

Uma boa equipe é uma equipe treinada e capacitada para aquilo que ela precisa fazer. Promover cursos, palestras, treinamentos e capacitação faz parte de ações para uma melhor gestão de equipes. Nestes casos, é bom ouvir o funcionário, abrir espaço para que ele conte de suas dificuldades e do que gostaria de aprender.

3 – Além de conhecer o trabalho, conhecer as pessoas

Ao analisar um currículo, costumamos focar nas experiências e conhecimento profissional. Contudo, na gestão de equipes é importante conhecer as pessoas, suas histórias, personalidade, potenciais e limitações. O exercício da escuta é importante. Quanto mais você conhecer as pessoas, mais poderá ajudá-las a desenvolver seus potenciais.

4 – Retorno constante

Da mesma forma que você busca saber a opinião do seu cliente, a sua equipe também precisa de retorno. Faça isso sempre de forma construtiva em grupo e em algumas situações, de forma individual. Tenha o feedback como prática e faça isso constantemente.

Uma boa gestão de equipe garante bom funcionamento da sua farmácia. Pense nisso!

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