Televendas: 0800 081 1911

Redução de custos em farmácias: saiba como proceder


A redução de custos em farmácias é um desejo e uma meta de gestores interessados em manter a saúde financeira do seu estabelecimento. Claro que isso não pode significar diminuir a qualidade dos serviços nem o acesso dos clientes aos produtos e medicamentos.

Pelo contrário. A redução de custos em farmácia funciona como uma forma de manter um maior controle financeiro para ter sempre capital a ser investido no que traz mais retorno.

E você sabe como fazer isso? Nós mostramos para você nos parágrafos abaixo. Siga com a leitura.

Comece identificando os custos

Lidar com custos faz parte da realidade de proprietários e gestores de qualquer tipo de estabelecimento. Afinal, a contabilidade é sempre muito dinâmica e conhecer para onde o dinheiro arrecadado está indo é muito importante para avaliar a pertinência dos gastos.

Consideramos custos aqueles valores normalmente investidos em:

  • Aluguel do espaço comercial;
  • Contas de água, energia e internet;
  • Salários dos colaboradores;
  • Tributos e taxas;
  • Despesas com marketing e comunicação;
  • Insumos para a manutenção da farmácia.

Essa lista pode variar de acordo com cada estabelecimento. Estes são alguns gastos básicos que estão no dia a dia e devem ser considerados para a redução de custos em farmácias.

Ao identificar o quanto você gasta com cada ponto desses, você pode realizar ajustes e entender para onde o seu dinheiro está indo indevidamente ou, pelo menos, em uma proporção desnecessária. 

Tenha em mente, contudo, que custos são elementos legítimos do negócio, eles estão atrelados a procedimentos essenciais para o funcionamento da farmácia. Logo, nada de cortar aleatoriamente, pois o resultado, caso haja equívocos, pode ser a perda de competitividade e de receitas.

Como realizar a redução de custos em farmácias

Fique atento às nossas dicas para baixar os seus custos. Entenda como estas táticas podem lhe ajudar nessa tarefa.

  • Regime de tributação – Esta é uma escolha estratégica que pode realmente fazer a diferença na redução de custos em farmácias. Um bom contador pode auxiliar na escolha do regime de tributação, que fará o seu estabelecimento pagar impostos na medida certa, como se enquadrado no Simples Nacional.
  • Planejamento de estoque – Produto estocado além do necessário significa retenção de receitas em produtos. Logo, tem custo de armazenamento e de comercialização. Eles podem ser evitados com planejamento de estoque e com parceiros de distribuição que ofereçam vantagens logísticas e financeiras para a composição do seu estoque.
  • Registro de contas – Controle é fundamental para a redução de custos. Portanto, tenha sempre tudo posto em planilhas para saber entradas e saídas de dinheiro. Softwares de automação são muito bem-vindos também para a gestão financeira.
  • Recursos humanos – Invista em funcionários com o perfil certo, cujo trabalho traga vantagens e represente um avanço no atendimento e na organização da farmácia. Funcionários pouco produtivos e sem qualificação representam verdadeiros custos para o negócio.

Observando o impacto desses pontos no seu estabelecimento, você conseguirá saber como realizar a redução de custos em farmácias. Analise com cuidado e faça os ajustes necessários para conseguir os melhores resultados para a sua.

Assine a nossa newsletter para saber mais sobre o mercado farmacêutico.

Vender mais na sua farmácia

Receba notícias e informações exclusivas da nossa empresa. Cadastre-se. É simples!