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Como fazer a precificação de vendas dos produtos em sua farmácia?


A variante preço é uma das mais sensíveis estratégias mercadológicas, uma vez que impacta diretamente tanto vendedores quanto compradores. Por esta razão, é preciso tomar decisões de precificação de forma racional e direcionada ao alcance de objetivos.

De todos os itens do composto de marketing, o preço é o único que gera a receita, por isso tão importante. De um lado, compradores ansiosos por satisfazer suas necessidades de consumo; de outro, comerciantes ávidos por aumentar faturamento. O desafio é encontrar um ponto de equilíbrio que satisfaça ambas as partes envolvidas na transação comercial.

Neste artigo, vamos conversar sobre o impacto da precificação e como e o que considerar ao escolher os caminhos que definem o preço adequado ao mix de produtos de sua farmácia.

O impacto da precificação sobre as vendas

Visando a se manter no mercado e sustentar as margens de lucro crescente, a precificação deve ser entendida como uma decisão estratégica, para além de palpites ou achismos. São muitos os fatores que devem ser considerados. Vamos falar sobre eles logo mais.

No entanto, antes é preciso entender que o preço é um dos principais fatores determinantes na decisão de compra. O consumidor se move sempre fazendo cálculos mentais entre o custo despendido e os benefícios adquiridos. Essa equação deve se mostrar vantajosa a fim de que a compra seja efetivada e, assim, as vendas se mantenham em alta.

De outro lado há uma empresa que, em busca de expandir lucros, vê na precificação a oportunidade de aumentar faturamento de forma mais rápida. Essa tensão deve ser equalizada com uma estratégia que represente ganhos para ambos os lados. Não é uma tarefa simples, mas possível à medida que entendemos como tomar as melhores decisões de precificação.

O que considerar ao atribuir o preço

A determinação de preço é afetada por diversos fatores, tanto externos quanto internos, e todos devem ser analisados. Vamos saber quais:

  • Retorno sobre investimentos: é uma escolha interna dos gestores da farmácia ao determinar quais margens de lucro pleiteiam em determinado período. Deve ser realista e diluída dentro de um prazo aceitável e em diálogo com o fluxo de caixa desejado.
  • Posicionamento da empresa: entender como a farmácia quer ser vista pelo seu público e se o preço é fator determinante para construção da imagem da marca. Aqui o binômio preço-qualidade deve ser estudado em seus limites e particularidades.
  • Concorrência: análise do mercado para saber o preço que a concorrência pratica e assim ajustar a sua margem de lucro de acordo com a expectativa do público e do mercado. É uma variável externa, mas que afeta as decisões do negócio a fim de se manter competitivo.
  • Aspectos políticos-legais e socioculturais: entender como a legislação afeta a política de preço, determinando valores máximos ou mínimos, por exemplo, além de averiguar as tendências de oferta e procura e a predileção dos compradores por marcas ou produtos no momento.

Por fim, para encontrar as melhores estratégias de precificação cada um dos fatores acima deve ser estudado e ponderado. A política de preço é fluida, pois tanto concorrência quanto mercado se movem freneticamente, portanto mantenha uma revisão constante da sua precificação a fim de se manter atualizado e com margens de lucro sempre desejadas.

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