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A importância da análise comercial no desempenho da sua farmácia


Qualquer empreendimento precisa se munir de informações suficientes sobre seu desempenho de vendas que possam servir de base para tomadas de decisões mais assertivas.

É o que chamamos de análise comercial ou análise de vendas. No caso de uma farmácia, entender a fundo as variáveis e os resultados de suas vendas pode gerar uma rede de dados primários que ajudam a melhorar todos os parâmetros do negócio.

Vamos ver, nesse artigo, como a análise comercial pode melhorar o desempenho da sua farmácia. Continue a leitura.

O que é análise comercial?

Imagine um cenário em que você não tenha dados gerenciais sobre sua farmácia. Não saiba quais produtos venderam mais ou menos ou qual o período que eles tiveram mais saída. E que também não seja possível medir qual vendedor trouxe melhores resultados. Isso, certamente, seria um caos.

Dessa forma, blindado de qualquer informação, seria impossível tomar decisões acertadas e fazer determinadas previsões sobre o negócio.

O contrário é o cenário ideal de que estamos falando. Um ambiente de negócio em que possam ser extraídos dados fartos sobre vendas, fluxo de caixa, saída de mercadoria e compra de material. Essas informações coletadas servem para medir parâmetros que auxiliam no entendimento completo do negócio e na identificação de padrões nos processos de vendas.

A análise comercial é justamente uma síntese gráfica dos números que realmente importam sobre a sua farmácia e suas vendas a partir de certos objetivos, determinação das variáveis personalizadas em um período específico.

Como fazer uma análise de vendas?

Antes de tudo, tenha clareza de quais são os seus objetivos. Esse direcionamento dirá como deverá ser feita a coleta de dados e quais os mais relevantes para sua farmácia. Você pode focar em um determinado segmento de produtos ou serviços, analisar a entrada e saída de um estoque ou medir a produtividade de sua equipe, por exemplo.

Depois, fixe as variáveis que você precisa considerar como número de vendas realizadas, ticket médio de compra, produtos com maior e menor saída, desempenho de vendas não realizadas e as razões, retorno sobre investimentos ou volume total de vendas.

Esses parâmetros ajudam também no cruzamento dos dados futuros. Deles, podem sair insights valiosos para sua farmácia.

Por último, determine o tempo de análise. Pode ser um período semanal, mensal, semestral ou anual, por exemplo. A partir dos dados coletados nesse momento, é possível estabelecer padrões de venda que indicarão como seu negócio se comportará em eventos futuros. Dessa forma, pode-se precaver ou intensificar certas ações.

Não apenas colete esses dados. Eles têm que ser transformados em informações valiosas, inteligíveis e que apontem para soluções. Transformar os relatórios em gráficos, com forte e fácil apelo visual, é um bom caminho.

Como melhorar o desempenho de sua farmácia?

Os relatórios de vendas devem ser algo corriqueiro na sua farmácia e se tornar constantes. Só assim, será possível enxergar certos padrões neles e entender onde estão os erros e acertos e quais as oportunidades a serem mais bem aproveitadas.

A análise comercial contínua permitirá decisões mais fundamentadas, e os resultados se mostrarão muito mais sólidos e sustentáveis. O desempenho de sua farmácia terá ganhos significativos e a lucratividade atingirá as metas desejadas. Se você ainda não iniciou esse processo, esta é a hora.

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