Televendas: 0800 081 1911

Benefícios da venda de medicamentos online


Ultimamente, muitas farmácias optaram pelo modelo de venda de medicamentos online para oferecer mais uma forma de alcançar os consumidores. Trata-se de uma maneira de conectar a farmácia a novos hábitos adquiridos pelas pessoas, que têm optado pela internet para realizar suas compras.

Com medicações não tem sido diferente. Uma explosão de pedidos online vem acontecendo desde a pandemia, com um aumento de 86,9% em 2021. São números que animam os donos de farmácias pelo potencial de vendas e oportunidades de obter lucros.

Mas, como se trata de um setor regulado, é preciso observar algumas regras. É o que vamos mostrar para vocês neste artigo.

A venda de medicamentos online

Com o grande acesso a informações hoje em dia, é muito comum as pessoas realizarem suas buscas na internet. Com pesquisas rápidas, é possível ter acesso a bula de remédios, encontrar princípio ativo e medicamentos similares e genéricos. Isso faz com as pessoas vão procurar diretamente os seus medicamentos no ponto de venda, já decididas.

Além disso, são cada vez mais comuns as consultas online e as prescrições médicas feitas por meio de aplicativos, com assinatura digital. E as farmácias têm facilidade de se conectar a esses sistemas e já direcionar a venda das medicações.

A venda de medicamentos online tem se tornado uma tendência, e os donos de farmácia podem explorar esse canal de vendas com muita facilidade. Contudo, nem todo medicamento é elegível.

Antibióticos e remédios de tarja preta necessitam ter as receitas médicas retidas. Por isso, não são autorizados pela RDC número 44 a vender online, mas apenas no ponto de venda físico.

E para realizar a venda de medicamentos online é preciso ser uma farmácia legalmente constituída, não sendo permitido a comercialização de fármacos por sites de comércio eletrônicos comuns.

Vender mais na sua farmácia

Ampliando os canais de venda das farmácias

Sua farmácia pode criar mais canais de vendas para o consumidor usando a internet. Existem algumas formas de usar a rede para vender mais e aumentar o faturamento.

Não tenha dúvidas de que o seu consumidor está online, descobrindo canais de venda e tem se sentido seguro de que pode fazer suas compras sem grandes problemas. Portanto, você pode criar operações, com entrega de produtos, para atendê-lo onde for mais conveniente, como:

  • Atendimento pelo WhatsApp – Este é um dos canais mais populares do Brasil. O WhatsApp proporciona um atendimento personalizado, que pode levar a vendas por meio de entregas. Ele facilita a comunicação e pode ser de imenso valor para aumentar o faturamento.
  • Comércio eletrônico – Sites são bastante usados para a venda de medicamentos online. O comércio eletrônico é hoje bem simples de se obter, já com operações integradas de entrega e meios de pagamento, como pix, cartão de crédito e débito. São facilidades que ampliam também o acesso do consumidor aos produtos da farmácia. 
  • Aplicativos de entrega – Aplicativos como Rappi e iFood são boas alternativas para farmácias que pretendem vender online. Suas operações já estão consolidadas e, por serem bem populares entre as pessoas, podem gerar muitas vendas. 

Opte pela venda de medicamentos online e veja sua farmácia ampliar a base de consumidores, oferecendo conveniência para fidelizar o público.

Assine a nossa newsletter e receba conteúdos como este diretamente no seu e-mail.

Receba notícias e informações exclusivas da nossa empresa. Cadastre-se. É simples!