Televendas: 0800 081 1911
Compras de Medicamentos

Melhores práticas na compra de medicamentos


A compra regular de medicamentos é um grande desafio para o gestor de farmácia. O processo de cotação, comparação e efetivação da compra pode ser ainda mais complexo quando se trata de produtos sensíveis como remédios. 

São muitas as variáveis que precisam ser analisadas. Preparamos este artigo para auxiliar gestores de farmácia a comprar de forma mais racional e que possa trazer mais benefícios para seu negócio. 

Confira abaixo as melhores práticas na compra de medicamentos.

1. Categorização para a compra de medicamento

Inicialmente, é recomendado fazer uma lista categorizando os diversos tipos de medicamentos, incluindo aqueles que não podem faltar em qualquer farmácia, seja pela alta procura ou por outras questões estratégicas, como a preferência do público. Uma boa dica é sempre ter medicamentos genéricos.

A lista inclui os medicamentos monitorados, que só podem ser vendidos com prescrição, e os que são de uso liberado, vendidos sem prescrição. Produtos de uso hospitalar também podem ser outra categoria. Aliado a esses citados, ainda há fraldas e produtos para bebês, maquiagens, higiene pessoal e perfumaria. 

Essa setorização ajuda no acompanhamento das vendas e facilita na análise dos relatórios de vendas posteriores. 

2. Os remédios mais populares 

É recomendado ter sempre o estoque bem abastecido de medicamentos incluídos na lista dos mais procurados. São os remédios destinados a doenças mais comuns na população, como asma, diabetes, pressão alta e glaucoma, além de antialérgicos e contraceptivos.

Estes são garantia de giro rápido no estoque, pois a saída é fácil e constante. Um bom estoque deles é altamente recomendado. 

3. Integridade do produto 

Como gestor de compras de uma farmácia, é importante estar bem atento à entrega desses medicamentos no que diz respeito a prazo de validade, caixas e produtos sem danos físicos e devidamente armazenados

É importante observar os critérios de armazenamento e se há indicação de temperatura ideal para o estoque. Esta não é uma simples escolha, mas uma obrigatoriedade legal em alguns casos e uma forma de evitar danos aos produtos e prejuízos.

4. Relação com fornecedores 

Um fator primordial para o melhor controle do estoque de medicamentos é a manutenção de uma relação fácil e fluida com os fornecedores de medicamentos. 

A programação de datas de entrega com base nas suas vendas é fundamental para não deixar o balcão desabastecido. Por isso, é preciso ter confiança em quem entrega seus produtos. Procure fornecedores sérios e profissionais que atendam com precisão e no menor tempo possível. 

5. Os melhores laboratórios e produtos 

Qualidade é item principal para auxiliar a saída de produtos com frequência e em quantidade. Por isso, escolha marcas confiáveis com histórico de sucesso que a farmácia possa repassar para seus clientes. 

A compra segura traz o cliente de volta, e a satisfação com os produtos escolhidos promove a fidelidade. Invista em marcas fortes, presentes na mídia, na memória do consumidor e que ofereçam produtos e medicamentos de qualidade.

Ter atenção a estes itens apresentados é uma fórmula mais assertiva de compor um bom estoque de produtos, otimizando a compra de medicamento em sua farmácia e garantindo melhores resultados de venda e excelência no atendimento ao seu cliente. 

Escolha empresas com longa história de sucesso para estabelecer uma parceria sólida. A Acripel se orgulha de ocupar essa posição como uma das melhores distribuidoras de medicamentos e produtos de higiene e beleza da Região Nordeste. Converse conosco para otimizar as vendas de sua farmácia. 

Receba notícias e informações exclusivas da nossa empresa. Cadastre-se. É simples!