O comércio online é uma realidade sem volta e sem limites. Vende-se de tudo na internet, inclusive o bom e velho arroz e feijão, então por que não o remédio nosso de cada dia? O e-commerce na indústria farmacêutica possibilita várias vantagens, incluindo aquisição de novos consumidores atraídos pela facilidade da venda e online e, como consequência disto, aumento de vendas e faturamento.
Os números ajudam a consolidar essa perspectiva. Um estudo da ABComm Forekast divulgou que se espera em 2023 um aumento de R$ R$ 185,7 bilhões nas compras online no Brasil, uma estimativa de 54% de todo o mercado latino-americano.
Neste sentido, é preciso estar preparado para fazer suas vendas crescerem através do e-commerce.
Farmácia como ponto-de-venda variado
Não é de hoje que farmácia não é somente sinônimo de medicamentos. Pequenos pontos-de-venda desaúde, higiene e beleza, as farmácias vendem desde escovas de dentes e creme de cabelo a suplementos alimentares. Isso sem falar de acessórios variados e gôndolas inteiras dedicadas ao que há de mais moderno na indústria de cosméticos e perfumaria.
Assim sendo, é um lugar de consumo variado não necessariamente vinculado a uma receita médica. Por isso, a importância do e-commerce na indústria farmacêutica como forma de expansão dos negócios e de se manter competitiva no mercado, atendendo as demandas dos consumidores.
A força do e-commerce na indústria farmacêutica
Não é só uma questão de mudança de hábito decorrente da pandemia, mas de uma nova forma mais prática e cômoda de comprar. Pesquisas mostram como tem aumentado o consumo online em farmácias.
Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), o Brasil tem hoje mais de 88 mil farmácias e drogarias comerciais. São 3.000 habitantes para cada uma farmácia, colocando o Brasil no 10º lugar em consumo de medicamentos no mundo.
Dados do MCC-ENET indicam que 7% das vendas de e-commerce no Brasil vêm de produtos ligados à saúde, perfumaria e cosmético, ou seja, tudo o que tem em uma farmácia. Em 2021 houve um aumento de 87% no faturamento de remédios vendidos pela internet.
São números que não podem ser ignorados, pelo contrário, devem impulsionar ações para vender mais online.
Como vender mais online
O e-commerce na indústria farmacêutica precisa usar estratégias de marketing para poder crescer. A começar por estar ciente do que pode ser vendido online dentro desse mercado, seguindo a legislação. Depois montando uma estrutura de vendas online robusta e de fácil navegabilidade que proporcione uma boa experiência ao usuário.
É preciso ainda criar uma boa estrutura de logística para venda e entrega, formas de pagamento online mais variadas possíveis e, claro, investir em ações de comunicação, principalmente, online, que é o lugar onde está o público que consome pela internet.
Mas não é necessário se preocupar com o domínio de todos esses processos. Hoje em dia, há empresas especializadas em montar o e-commerce, com todas as suas funcionalidades. O mesmo vale para o marketing digital, que pode ser o grande impulsionamento das vendas na internet.
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