Um dos fatores que mais influencia nas vendas de uma farmácia são os layouts interno e externo. Por layout, entendemos o arranjo físico da estrutura, ou seja, a forma como produtos, balcão e demais espaços são organizados de modo que proporcionem mais conforto e facilidade tanto para as operações quanto para o cliente final.
Em uma farmácia, essa lógica é muito importante. Pois pode definir, entre outras coisas, aumento de vendas e satisfação, além de fidelização de clientes, que se sentem mais à vontade para efetuar suas compras e motivados com um ambiente limpo e agradável.
Para saber como é possível transformar o layout da farmácia, acompanhe essas três dicas valiosas abaixo.
Visual Merchandising
A forma como produtos são expostos na prateleira de um ponto de venda é chamada de merchandising. Na verdade, é mais amplo que isso, pois diz respeito a um meio de organização total do ambiente que chame a atenção a partir do apelo visual.
Para tornar o espaço mais agradável e plausível para vendas, produtos devem estar dispostos nas prateleiras por categoria, com uma boa e rápida identificação; a iluminação deve ser clara o suficiente; a sinalização deve orientar os caminhos; e os preços devem estar visíveis.
Com essas ações, é possível facilitar o processo de compra, porque tudo isso interfere no momento da decisão final antes da troca comercial ser efetivada. Com informações claras e um lugar convidativo, a compra acontece de maneira bem mais fluida.
Por isso, aplicar as técnicas de merchandising é o primeiro passo para organizar o layout da sua farmácia. Isso se faz alocando produtos por categorias e dividindo a estrutura física de modo que balcão, caixas e prateleiras estejam harmonicamente posicionados para que o público circule com facilidade por toda a farmácia.
Vitrine, o primeiro layout da farmácia
O que chama atenção inicialmente em todo estabelecimento comercial é a vitrine, a interface entre os clientes passantes externamente e o ponto de vendas internamente. Dessa forma, é o apelo desse mostruário que será determinante para o primeiro impacto.
A vitrine gera curiosidade, faz as pessoas pararem e tomar a decisão de entrar no estabelecimento. Por isso, ela deve ser organizada com cuidado e atendendo principalmente aos apelos de novidade, ofertas especiais e sazonalidade.
Checkout lucrativo
Outra forma de melhorar a estrutura interna da farmácia é organizar o lugar que antecede a finalização da compra, quando os clientes se dirigem aos caixas para o pagamento. O checkout acompanha o espaço das filas e deve estar preenchido com produtos de conveniência que contribuam para a compra por impulso.
Aqui, no blog da Acripel, já publicamos um artigo demonstrando como um checkout lucrativo pode acelerar as vendas e contribuir para mais comodidades para os clientes.
Com essa reestruturação de layout da farmácia, simples mudanças físicas podem trazer mais produtividade e redução de custos. O resultado pode ser sentido em aumento de vendas e em clientes mais satisfeitos.
Para saber mais sobre como transformar sua farmácia, acompanhe nosso conteúdo no blog e nas mídias sociais.