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Checkout lucrativo para farmácias: o que é e como organizar o seu


Organizar um ponto de venda – PDV — de modo que ofereça praticidade e comodidade aos clientes é uma das principais formas de acelerar vendas. Incluímos nessa função a elaboração de um checkout estratégico que proporcione melhores resultados e, consequentemente, seja mais lucrativo.

Todo negócio é composto de múltiplas frentes que devem ser otimizadas em busca de alcançar os objetivos desejados. O checkout de uma farmácia é um exemplo do que não pode ser esquecido, mas que muitas vezes ainda é muito negligenciado pelos gestores.

Nesse artigo, vamos saber o que é um checkout, porque ele é tão importante para um estabelecimento farmacêutico e como construir um que seja de fato lucrativo. Siga conosco para tornar sua farmácia cada vez mais rentável.

O que é um checkout?

Checkout é o espaço no ponto de venda em que os clientes se dirigem para os caixas a fim de encerrar sua jornada de compra. É um lugar de decisão em que os consumidores se encontram com seus produtos escolhidos na mão e estão altamente inclinados à compra.

Podemos observar com facilidade checkouts de supermercados que geralmente têm longas filas de espera. Nesse momento, clientes são abordados por inúmeros estímulos de compras a partir de produtos estrategicamente selecionados e posicionados em displays chamativos. Raramente, passamos ilesos a tantas tentações.

Em farmácias, os checkouts não são tão comuns ou robustos quanto em grandes supermercados, mas isso não significa dizer que são menos importantes. Ao contrário, um bom checkout pode acelerar vendas e promover mais comodidades para os clientes.

Por que um checkout é tão importante?

O checkout é importante porque é um momento que as pessoas já estão dispostas a finalizar suas compras. Elas vão passar pelo caixa de todo jeito e incluir um ou mais produtos ao alcance da mão pode parecer uma ideia mais fácil de aceitar e ceder.

Compras por impulso é um tema amplamente estudado em marketing porque busca entender como os consumidores realizam suas compras sem muito planejamento e de forma rápida e intuitiva. É um momento em que as pessoas se encontram suscetíveis a estímulos e dispostas a comprar. Então, tomam a decisão sem muita racionalidade, mas fortemente motivada pelas emoções. É por isso que um checkout pode ser tão estratégico para as vendas.

Checkout lucrativo

Já sabemos por que um checkout é tão importante e que vale a pena investir em sua execução. Vamos descobrir agora como fazer um de fato lucrativo. Siga as dicas abaixo:

  1. O caixa deve se posicionar perto da saída e longe do balcão de atendimento. Isso facilita que o consumidor possa percorrer todo o estabelecimento até chegar ao momento final da sua jornada física de compra. Nessa trajetória, ele pode explorar melhor as prateleiras e corredores da farmácia, entrando em contato com a diversidade do seu mix de produtos.
  2. Organize o espaço para formar fila ordenada e utilize divisores que podem ser displays de produtos chamativos e úteis. Mantenha o lugar sempre em ordem e com os produtos ao alcance das mãos.
  3. Escolha produtos de conveniência com uma faixa de preço adequada ao momento. Lembre que são compras mais impulsivas, portanto não pode ser nada que demande muito tempo para decidir. Invista em bombons, chocolates, pastilhas, pilhas, produtos de manicure, remédios naturais, hidratantes, desodorantes ou produtos sazonais como protetor solar.
  4. Ofereça promoções de venda com kits de produtos, leve 2 pague 1 ou descontos generosos que influenciam ainda mais a rápida decisão de compra.
  5. Utilize displays e adesivação persuasivas que torne a experiência mais fácil e aumente ainda mais os estímulos de compra.

Farmácias são pontos de venda físico que estão sujeitos às mesmas leis do marketing para acelerar vendas e promover uma experiência de compra mais completa para os clientes. Portanto, não hesite em investir em um checkout planejado e estratégico para aumentar ainda mais os lucros do seu negócio.

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