Uma das coisas que mais desagrada os clientes é não encontrar o produto que procura por conta da desorganização na farmácia onde costuma realizar suas compras. Além de causar frustração, a ausência do produto encaminha o cliente para a concorrência, afinal, ele precisa realizar a sua aquisição.
Neste momento o risco de perdê-lo é real, pois caso encontre o que precisa em outro ponto-de-venda e seja bem atendido, ele pode facilmente trocar de farmácia. A ausência de um produto é muitas vezes causada pela desorganização na farmácia pelo descontrole de estoque.
Para evitar que a sua farmácia corra o risco de perder clientes pela falta de produto, vamos dar algumas dicas de como organizar melhor o seu estoque.
Desorganização na farmácia, como evitar
A criação de processos e rotinas ajuda bastante na organização do estoque, que, em última instância, vai se refletir também na organização das prateleiras. Seja de modo manual ou através de sistemas, é importante estar atento a atividades simples que não podem deixar de serem realizadas.
Além do mais, a comunicação entre a equipe é imprescindível para que todos estejam a par do que acontece no estabelecimento, assim, se evita retrabalho e que alguém deixe de cumprir alguma tarefa e contribua para a desorganização da farmácia.
Abaixo, algumas dicas para evitar a desorganização na farmácia:
- Boa relação com fornecedores – é importante ter uma relação transparente com os fornecedores e estabelecer rotinas de pedidos e entregas para ambos se organizarem para isso, o que agiliza o processo e diminui as chances de erro. Com o fluxo de produtos organizado, temos meio caminho andado para tudo estar perfeito no estabelecimento.
- Controle de entrada e saída – é preciso ter uma ideia do perfil de consumo na farmácia. O que mais se vende durante o mês, o que mais sai no fim de semana, durante a semana e outros detalhes são importantes para se ter ideia do que se pedir e em que quantidade para os fornecedores. Dessa forma, dificilmente se terá falta de produtos, nem no estoque nem nas prateleiras.
- Atenção no vencimento dos produtos – todo produto tem seu grau de perecibilidade. É necessário estar de olho no vencimento e não perder o produto. Promoções, arrumação na gôndola, tudo isso evita o desperdício e contribui para um ambiente organizado e um estoque bem gerido.
- Visita periódica ao estoque – estabeleça um período de checagem no estoque. Verificar a diversidade e quantidade de produtos e fazer um cruzamento com o que tem no sistema contribui para manter tudo em ordem.
Os males da desorganização na farmácia
O que facilita a vida do cliente, complica a da farmácia que não se organiza bem em relação ao seu estoque e controle de entrada e saída de produtos. Isso porque, atualmente, além de diversas redes de farmácia, as lojas estão uma ao lado da outra, quase que literalmente. O cliente sai facilmente de uma loja para outra a poucos passos de distância.
A facilidade de chegar na concorrência é praticamente a mesma de ele simplesmente trocar de farmácia e passar a ser um novo cliente na loja onde o remédio não falta. Cuidar das experiências desse consumidor é o grande foco das marcas, estabelecimentos, produtos e serviços. Uma vez que ele tenha uma experiência ruim, ele não vai arriscar passar por outra. Por isso, é preciso ter um bom controle de estoque.
Evite a desorganização na farmácia e esteja sempre pronto para oferecer uma boa experiência ao cliente. Conte com a Acripel.
Confira nossos outros blogposts para saber mais sobre gestão de farmácias.