Você sabia que as vendas de medicamentos subiram 89,6% no ano de 2021? E muito se deve aos serviços de entrega. Esse dado é da consultoria NeoTrust, que mostra como os canais digitais são importantes para compor o faturamento das farmácias. Claro, para isso acontecer é preciso contar com o delivery de farmácia.
A entrega de medicamentos está cada vez mais comum. Mas, como todo serviço, ele precisa ser eficiente e atender bem às expectativas do público. E quando falamos de medicamentos, tudo se torna ainda mais sensível.
Neste artigo, vamos mostrar como funciona o delivery de farmácia e como você pode montar as suas operações de entrega com eficiência.
Devo aderir ao delivery de farmácia?
O delivery de farmácia é uma grande oportunidade de ampliar o atendimento, levando seus produtos para mais clientes (inclusive aqueles que estão mais distantes). Ou seja, é mais do que uma comodidade. Trata-se da abertura de um canal de vendas que pode trazer uma boa fatia de faturamento para o seu estabelecimento.
Mas trata-se de uma outra operação na farmácia, que deve integrar atendentes e entregadores de forma eficiente, sem espaço para falhas. A cultura digital já se espalhou, e a possibilidade de ter clientes distantes comprando na sua farmácia é muito real.
Portanto, vale a pena sim ter delivery de farmácia no seu estabelecimento. Para isso, é necessário avaliar as opções do mercado e se preparar para vender mais com as entregas de medicamentos e produtos.
Como organizar sua operação de delivery
Para implantar o seu delivery, procure pensar o seu negócio de forma panorâmica, envolvendo o cliente, o pessoal de loja e os entregadores. Mapeie todo o processo, que deve:
- Criar as rotas de entrega;
- Abrir canais de comunicação;
- Organizar os pedidos;
- Dar atenção à nota fiscal;
- Dimensionar o número de entregadores;
- Determinar o valor do frete;
- Desenvolver um recibo de garantia de entrega dos produtos.
Pode parecer muita coisa, pois é mais uma operação para a sua farmácia. Mas tenha em mente que é tudo manejável, com possibilidades de ajustes e que pode ser bem rentável para o negócio.
Se você usa um software de gestão de farmácia, tente integrar os pedidos do delivery nele. Afinal, o fluxo de vendas tende a subir, e o sistema é importante para a organização do negócio.
Você pode optar por empresas de entrega, que já são experientes em operações logísticas, ou contratar seus próprios entregadores. Vai depender, claro, da complexidade das operações e dos custos envolvidos.
Para os clientes, é importante que haja canais para tirar dúvidas e esclarecer alguns procedimentos, como o uso de receitas e as formas de conservação do medicamento.
Para o delivery de farmácia funcionar a contento, é preciso organização, disposição e usar os recursos necessários, que podem incluir telefones fixos, celulares, WhatsApp ou outras ferramentas digitais. O importante é apostar nas opções de venda aos clientes para aumentar o seu faturamento.
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