Os produtos de higiene pessoal costumam dar uma boa contribuição ao faturamento de uma farmácia. Por terem venda rápida, acabam sendo muito procurados pelos clientes. Por isso, são de primeira importância para o setor farmacêutico.
Porém, alguns erros podem dificultar a fluência das vendas desses produtos. Saber identificar esses equívocos e corrigi-los é um importante passo para vender mais produtos de higiene.
Vamos ajudar nesse reconhecimento na lista abaixo.
1. Apresentar produtos fora de estoque
Frustração é um sentimento que nenhum estabelecimento deve proporcionar aos seus clientes. Ao procurar um produto na prateleira, o consumidor espera que haja estoque suficiente para efetuar sua compra. Caso isso não aconteça, ele pode desistir até mesmo do estabelecimento.
Os produtos de higiene, por serem de conveniência, têm um giro rápido nas prateleiras. Por isso, é necessário controlar bem o estoque e fazer pedidos aos fornecedores periodicamente. Para isso, a farmácia deve ter uma boa comunicação entre estoque e vendas a fim de manter as prateleiras sempre abastecidas.
2. Expor produtos de higiene pessoal em zonas frias
Zonas frias são aqueles espaços no fundo de loja que têm pouca circulação de clientes. Os produtos ali expostos não costumam ter boa atenção e podem até ter suas vendas comprometidas. Contudo, não são lugares ruins na farmácia, apenas precisam de cuidados especiais.
Se for necessário alocar produtos de higiene nesses locais, a dica é investir em sinalização e/ou iluminação especial. São artifícios para chamar a atenção das pessoas e levá-las até eles naturalmente. É importante também mantê-los na altura dos olhos para a mais rápida identificação.
3. Manter a vitrine desorganizada
Uma vitrine organizada é aquela que explora bem o potencial dos produtos de uma farmácia. Como os de higiene pessoal atraem as pessoas, expô-los na vitrine é sempre uma boa ideia. Todavia, isso deve ser feito de forma organizada.
Barbeadores, shampoos, cremes de cabelo, fraldas, desodorantes, enxaguastes bucais podem ganhar destaque em uma vitrine e encaminhar o consumidor para a compra. Para isso, claro, é preciso planejar a organização da vitrine e fazer boas ações de visual merchandising.
4. Não respeitar a categorias de produtos
Os consumidores, no interior da loja, sempre se guiarão por padrões. Logo, eles esperam encontrar produtos junto aos seus congêneres. Ao espalhar os de higiene e limpeza, a farmácia não está contribuindo para a experiência de compra dos clientes.
Produtos de higiene pessoal precisam ser agrupados e distribuídos em prateleiras próximas para que a busca do consumidor por eles seja mais fácil. As pessoas saberão localizá-los intuitivamente e encontrar exatamente o que procuram. Nesse processo, elas podem também se deparar com novidades e outros produtos que não estavam em seus planos e lavá-los mesmo assim.
Conclusão
É preciso sempre avaliar o comportamento do consumidor dentro da farmácia e ver como ele procura pelos produtos. De posse dessas informações, todo proprietário de farmácia consegue expor melhor suas mercadorias para dar-lhes mais destaque.
Como você viu, não é difícil identificar os principais equívocos na apresentação de produtos de higiene em uma farmácia. Corrigi-los é um caminho necessário para a recuperação de vendas e o aumento do faturamento.
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