Televendas: 0800 081 1911
Organização de estoque de farmácia

Organização de estoque de farmácia: uma solução completa


O maior desafio de qualquer gestor é planejar e controlar o estoque do seu negócio. De fato, não é uma tarefa fácil. Especialmente quando estamos falando de estoque de farmácia, que tem tantas particularidades. 

Em busca de uma solução completa e sustentável, muitos gestores precisam de informações confiáveis para encontrar respostas assertivas e com resultados. 

Preparamos este artigo para você conhecer mais sobre como organizar seu estoque de farmácia, otimizando tempo e recursos. 

Vamos seguir a leitura? 

Por que o estoque de farmácia é tão importante? 

Em qualquer setor do varejo, o estoque é um item fundamental. Pois, a partir dele, é possível entender e gerenciar a entrada e saída de mercadorias do estabelecimento. 

Mas, em uma farmácia, que dispõe de produtos muito sensíveis, com prazos de validades muitas vezes curtos, esse gerenciamento é mais desafiador. Como bom gestor, você já deve ter percebido isso. 

São muitas situações e decisões de compra que precisam ser tomadas com base em critérios racionais e fundamentados em dados e análises. 

Vejamos algumas dicas para otimizar sua gestão de estoque em farmácia. 

1. Um bom mix de produtos 

Lembre-se de que não há nada mais frustrante para um cliente do que a negativa de um vendedor. Informar que tal produto não consta no seu estoque é encaminhar o cliente diretamente para a concorrência. 

O primeiro passo é dosar corretamente as diversas opções que existem no mercado. Procure entender o perfil do seu público e ofereça o que ele procura. 

É importante também fornecer um leque de preços diferentes. Se sua farmácia dispõe de produtos de limpeza facial, procure mesclar diferentes marcas e valores. Um bom mix de produtos atinge diferentes segmentos de público. 

Inclua produtos com preços mais elevados, que atendem consumidores mais exigentes, bem como produtos com valores mais acessíveis. No entanto, fique sempre atento à qualidade. 

2. Demanda do mercado 

Ouça seu cliente e entenda o que está acontecendo na sociedade. O consumidor se comporta de forma previsível muitas vezes. Use isso a seu favor. 

No verão, pessoas procuram protetor solar, hidratantes, medicamentos pós sol e outros. Períodos de inverno, pode ser o pico de venda de antialérgicos e descongestionantes, por exemplo. 

No período da pandemia da covid-19, por exemplo, pessoas procuram antigripais, vitaminas e termômetros. Observamos até o crescimento de antidepressivos, dado o trágico momento. Nesse caso, é bom lembrar de atuar sempre conforme as regras sanitárias recomendadas pelos órgãos competentes e as boas práticas farmacêuticas.  

3. Armazenamento 

Conheça bem o perfil dos produtos comprados e verifique a forma correta de armazenamento. Afinal estamos falando de itens muito sensíveis ao calor, ao frio e à luz. 

Veja as condições físicas do estoque e estabeleça formas de controle do ambiente e revista periódica. A última coisa que um gestor pode querer é perder produto porque não foi corretamente guardado. 

Verifique também os prazos de validade para efetuar novas compras quando necessário. 

4. Controle de entrada e saída 

Um erro básico é receber mercadoria e não conferir com o fornecedor no ato da entrega a quantidade e as datas de validades. Fique atento ao recebimento e à saída

Para isso, além de um bom software de gestão de estoque, é importante estar presente constantemente analisando cada movimentação.  

5. Comunicação estoque-venda 

O trabalho do estoque não pode nem deve ser isolado das demais áreas. Mantenha um canal de diálogo sempre aberto com as vendas, para entender as demandas e o comportamento sazonal do consumidor. 

Sempre que possível também interaja com a comunicação e o marketing. Produtos parados em estoque podem ser uma boa razão para uma nova campanha promocional e abrir espaço para novas mercadorias. 

Planejar e organizar um estoque de farmácia é um ponto central nas atividades de um gestor que almeja o sucesso do seu negócio. A atenção aos detalhes e o envolvimento direto com o assunto pode fazer a diferença. Por isso, não hesite em trocar informações com especialistas e sempre aprender mais. 

Assine a nossa newsletter para conhecer mais sobre gestão de farmácia e manter-se sempre atualizado. 

Receba notícias e informações exclusivas da nossa empresa. Cadastre-se. É simples!