Televendas: 0800 081 1911
estocagem de medicamentos

5 erros mais comuns na estocagem de medicamentos


Um dos trabalhos mais críticos em uma farmácia é a estocagem de medicamentos. É uma tarefa que repercute nas operações diárias da empresa, mas que necessita de cuidados muito específicos por conta da natureza do produto.

Sem dúvida, muitos erros são cometidos, comprometendo a integridade dos produtos e causando prejuízo às farmácias. Mas esses problemas têm solução.

Siga com a leitura deste artigo, entenda mais sobre os erros de estocagem de medicamentos e faça as mudanças necessárias para aprimorar em sua farmácia.

Cuidados com a estocagem de medicamentos

Primeiro, vamos reforçar algo que você já deve saber. Remédios são produtos muito delicados, fabricados com muito rigor pela indústria, e sua cadeia logística deve seguir boas práticas até o consumo final.

É necessário trabalhar para manter a estabilidade desses produtos. Estamos falando da conservação das suas características físico-químicas e microbiológicas para que se mantenham íntegros e eficazes. Para isso, é preciso cuidar de fatores como ventilação, controle de temperatura, luminosidade, umidade e manuseio.

Diferentemente dos alimentos, que podem ser facilmente percebidos como estragados, os medicamentos podem manter suas características, mesmo que estejam impróprios para o uso. Isso pode ser bem perigoso e nocivo à saúde das pessoas.

Erros no armazenamento e no manuseio podem fazer os medicamentos se estragarem, causando prejuízos para a farmácia. Porém, tudo isso pode ser resolvido se o empreendedor entender os principais erros da estocagem e trabalhar para saná-los. Vamos a eles.

1. Desobediência às regulamentações

Deixar de seguir as regulamentações é um caminho para o prejuízo. Muitos medicamentos precisam de controle especial e têm alto custo. Outros são inflamáveis e alguns necessitam de refrigeração. As regras servem para a boa conservação dessas drogas durante toda a sua validade. 

Mais do que qualquer profissional, o farmacêutico é o mais capacitado a compreender as normas das autoridades competentes, como a Anvisa, para a estocagem de medicamentos. Segui-las é um passo importante para evitar perdas.

2. Não ter espaços apropriados para o armazenamento

Produtos farmacêuticos precisam ter locais próprios para armazenamento. De forma geral, eles precisam ser ventilados e com luminosidade e temperatura controladas. Eles não podem dividir espaço com outros tipos de produto, como químicos, para afastar a possibilidade de contaminação.

Isso é especial para medicamentos termolábeis, aqueles que necessitam de refrigeração. Toda farmácia deve ter sua geladeira específica para a estocagem, que não pode de forma alguma ser usada para guardar água ou marmitas de funcionários.

Os medicamentos estocados precisam ter total exposição, para que se identifique com clareza dados como nome, número de lote e prazo de validade. Isso serve para o armazenamento em prateleiras, estantes, estrados ou armários.

3. Ausência de controle de acesso

O local de estocagem de medicamentos só deve ser frequentado por pessoas treinadas e conscientes das regras de manuseio. Isso evita que pessoas desavisadas o use indevidamente, como para fazer refeições, e coloque tudo em risco por não prezar pela higiene do local, algo altamente recomendado.

A solução é restringir a entrada e sinalizar bem o local, com a exposição de avisos e das regras de manuseio.

4. Descuido no manuseio

Como já dissemos, os fármacos são produtos muito delicados. Por isso, precisam ser manuseados com muito cuidado. Os operadores logísticos lidam com profissionalismo no armazenamento e na expedição dos produtos, e o mesmo deve ser observado nas farmácias.

Devem ser seguidas recomendações de empilhamento máximo de caixas, a guarda em prateleiras e armários adequados e regras claras de abertura de geladeiras e câmaras frias para evitar a variação de temperatura e não prejudicar os medicamentos.

5. Falta de controle

Estocagem de medicamentos não diz respeito apenas à conservação. Ela serve também para o controle de todo o negócio da farmácia. Se não houver o controle de entrada e saída de mercadorias e a observação de prazos de validade, por exemplo, pode haver perdas consideráveis no estoque.

Um bom software de automação, com a realização de inventários, ajuda muito na manutenção dos estoques e na preparação de futuros pedidos. Nesse sentido, as perdas são minimizadas.

A atenção ao estoque e ao armazenamento pode trazer bons diferenciais à gestão da sua farmácia. Os locais de armazenamento são extensões da atividade logística e necessitam de cuidados especais. Com essas informações, você saberá o que fazer para adequar suas práticas e melhorar a estocagem de medicamentos da sua farmácia.

Assine a nossa newsletter e receba atualizações no seu e-mail.

Receba notícias e informações exclusivas da nossa empresa. Cadastre-se. É simples!