Televendas: 0800 081 1911

Prazo de validade dos medicamentos: aprenda a gerenciar


A gestão de qualquer negócio implica desafios, escolhas e cuidados. Contudo, alguns inspiram ainda mais atenção por lidar com produtos que possuem prazos de validade determinados, como no caso das farmácias, que precisam estar atentas e possuir uma forma eficiente de monitoramento.

Treinamento da equipe, elaboração de procedimentos padrão, controle de estoque automatizado e vistoria frequente nas gôndolas figuram entre algumas ações que podem ajudar na atenção ao prazo de validade dos medicamentos.

Porém, o primeiro e mais importante passo é a conscientização dos colaboradores sobre a importância e a necessidade de uma gestão eficaz do estoque e da sua validade e como isso reflete na saúde dos clientes e na boa condução do negócio.

Preparamos este artigo com algumas dicas para você aplicar na sua farmácia.

O cuidado com o prazo de validade dos medicamentos

Medicamentos vencidos são perigosos por algumas razões. Duas delas são bem evidentes:

  1. Não são capazes de fornecer a dose necessária do princípio ativo para que sejam eficazes, comprometendo o tratamento do paciente.
  2. Podem causar intoxicações nas pessoas, devido não estarem em condições de serem consumidos.

Outro ponto que deve ser levado em consideração, de suma importância em relação ao prazo de validade dos medicamentos, é o fato de que vender produto vencido é crime. De acordo com o art. 7.º, IX, da Lei n.º 8.137/09:

“Vender, ter em depósito para venda ou expor à venda, ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo; (…) resulta em detenção de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, ou multa.”

Para além do que diz a lei, é preciso que estabelecimentos, gestores e funcionários tenham responsabilidade sobre a vida das pessoas que em confiança adquirem seus produtos. Uma única ocorrência pode destruir a reputação de uma empresa, que levou anos para construí-la.

A Acripel, que atua de forma ética e consciente, assume essa postura e responsabilidade perante seus parceiros, clientes, funcionários e toda a sociedade, que espera sempre um serviço seguro e de qualidade.

Dicas para um acompanhamento eficaz do prazo de validade

Todos os funcionários são responsáveis por manter a farmácia funcionando dentro das normas estabelecidas de forma a garantir a segurança e saúde dos seus clientes.

Neste sentido, é preciso se atentar a algumas dicas que podem ajudar a garantir que nenhum produto permaneça na prateleira ou chegue na mão do seu cliente fora do prazo de validade.

  • Esteja atento à apresentação do medicamento: uma caixa de um medicamento de uso contínuo, com 90 comprimidos que deverão ser tomados um ao dia, mas que é válida só por 60 dias, já deve ser retirada da prateleira, por exemplo.
  • Organização visual: criar padrões visuais com cores é uma ótima forma de trabalhar o estoque. Cada cor pode representar o tempo para o medicamento vencer ou o mês, por exemplo. Veja como funciona melhor junto à sua equipe e faça esse tipo de separação em suas gôndolas.
  • Checagem no momento da venda: treine sua equipe de balconistas, caixas, promotores para sempre checarem o prazo de validade antes da entrega do medicamento ao cliente. É uma segurança a mais para o negócio.
  • Oferecer descontos: respeitando o prazo de segurança e a política de retirada por vencimento de cada empresa, experimente fazer promoções e dar descontos no preço e ainda lançar mão de outras estratégias para que os produtos sejam vendidos antes de vencer. Lembrando que alguns medicamentos seguem regras de divulgação específicas, tais como os tarjados.
  • Compras com programação: organize as compras por período, pois ajuda tanto no aspecto financeiro como no controle do estoque. Tenha em seus distribuidores verdadeiros parceiros e eles vão te ajudar nessa tarefa.
  • Recorra à tecnologia: sistemas, softwares e aplicativos, não abra mão da tecnologia e suas facilidades na gestão de compra, controle de estoque, validade e venda.

O consumo de medicamentos vencidos é um problema grave para a saúde dos seus clientes e para a sua farmácia. Fazer o controle dos prazos de validade é crucial para assegurar um tratamento eficaz e seguro, além de garantir a imagem do seu negócio e evitar perdas.

Conte com a Acripel, nós também nos preocupamos com os seus clientes e com o seu negócio.

Receba notícias e informações exclusivas da nossa empresa. Cadastre-se. É simples!