Televendas: 0800 081 1911

4 indicadores de desempenho essenciais para a sua farmácia


Indicadores de desempenho são excelentes parâmetros para avaliar a gestão da sua farmácia. Com eles, você entenderá como o negócio está evoluindo e poderá atacar as fraquezas e investir naquilo que está dando certo. 

Neste artigo, vamos apresentar 4 indicadores de desempenho para você conhecer e aplicar na sua farmácia. O objetivo é que você entenda melhor o funcionamento e trabalhe para aumentar as vendas e a produtividade

Leia atentamente e tenha um bom aprendizado. 

Os indicadores de desempenho 

Qualquer empresário ou gestor, não importa o tamanho da empresa, precisa de dados para avaliar o negócio. Saber o que está dando certo e o que não funciona bem é essencial para entender os processos e tomar decisões para melhorar tudo. 

É aí que entram os indicadores. Hoje, muitos conhecem por KPI (Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de Performance), um conjunto de dados sobre determinado aspecto do negócio que ajuda a entendê-lo como um todo. Em resumo, eles podem indicar como andam vendas, lucratividade, desempenho de profissionais, quanto os clientes gastam em média e entre outras coisas. 

Cada negócio pode ter seu próprio sistema de indicadores. Para farmácias, selecionamos quatro abaixo que podem ser muito úteis na sua gestão. Vamos a eles. 

1. Faturamento 

Este indicador mostra, de forma simples, a quantidade de dinheiro que entra na sua farmácia periodicamente. O segredo aqui é analisar a evolução do indicador. Por exemplo, saber o quanto a farmácia fatura a cada mês e perceber se esse valor é crescente, estável ou sofre grandes variações. 

Estudando o Faturamento, você pode encontrar tendências de alta ou de queda, entender como ele varia na sazonalidade, intuir sobre os fatores que incidiram na variação e tantas outras coisas. O ideal é ter um faturamento constante e crescente, trabalhando para alcançar essa posição. 

2. Tíquete médio 

Tíquete médio refere-se à média de gasto de cada cliente na sua farmácia. Esse valor é calculado dividindo o faturamento pelo número total de operações de venda. Em síntese, podemos dizer também que o tíquete médio revela muito do comportamento do consumidor.

Com esse dado, você consegue saber como o consumidor reage a eventos como vendas sazonais e promoções na loja. Procure sempre aumentar o tíquete médio, alterando, se for o caso, o preço das mercadorias, o mix de produtos e qualquer outro fator (até mesmo a vitrine da loja, por exemplo) que incentive o consumo em loja.

3. Percentual de vendas por produto 

Responda rápido: qual o produto mais lucrativo da sua farmácia? A resposta é o seu “filé” de vendas, pois é aquele que traz o maior faturamento com o menor custo. É importante para um dono de farmácia saber não só os produtos mais vendidos, mas aqueles que geram o maior lucro. 

Nem sempre o produto sucesso de vendas na farmácia garante bons resultados no caixa. Por isso a importância de saber o percentual de vendas de todo produto e o quanto cada um contribui com o faturamento. 

4. Satisfação do cliente 

Seu atendimento é bom o suficiente para fazer os clientes voltarem? Seu mix de produtos tem aquilo que as pessoas procuram? A experiência das pessoas no interior da farmácia é boa? A satisfação do cliente pode estar diretamente ligada às respostas a essas perguntas. 

Um cliente satisfeito, que mostre isso em números de pesquisas, é um cliente que gasta e volta. A sua fidelização é resultado da soma de suas experiências de consumo. Ter esse indicador de desempenho na sua farmácia é interessante para entender falhas e acertos no trato com o cliente. 

Como usar indicadores de desempenho na sua farmácia 

Esses indicadores de desempenho somados a muitos outros podem ser o diferencial da gestão da sua farmácia. Logo, para usá-los de forma eficiente, é necessário cruzá-los e analisá-los com frequência. Para tanto, recomendam-se os seguintes passos: 

  1. Escolher os indicadores mais adequados à sua farmácia 
  2. Monitorá-los periodicamente com a sua equipe 
  3. Definir estratégias de ação a partir das conclusões 

É um método simples e eficiente que pode ser o ponto de virada para o sucesso da sua farmácia. Assine a nossa newsletter para receber dicas como essa diretamente no seu e-mail.

Receba notícias e informações exclusivas da nossa empresa. Cadastre-se. É simples!