Produtos de nutrição, higiene e beleza podem representar uma boa fatia do faturamento da farmácia. Sem eles, o estabelecimento estaria incompleto aos olhos do consumidor. Portanto, é estratégico manter um estoque desses produtos para gerar mais vendas regulares.
A escolha de produtos para a revenda em uma farmácia deve ser cercada de critérios para validar a decisão. Afinal, é um investimento realizado que necessita de um retorno em um tempo controlado. Logo, deve obedecer a alguns parâmetros para que o proprietário acerte na seleção.
Abaixo, elencamos alguns critérios para guiá-lo na busca pelo melhor mix de produtos de nutrição, higiene e beleza para a sua farmácia.
Critérios de escolha
O primeiro ponto a se esclarecer é que não há uma regra fixa. O que cada empreendedor deve fazer é um estudo de mercado para saber quais produtos têm mais saída na sua região. São vários os fatores que podem influenciar a compra, portanto não se pode generalizar e aplicar regras de compra sem contexto.
Por exemplo, uma farmácia localizada em uma região litorânea tem muito mais chances de vender protetor solar no verão do que uma localizada no interior. Neste caso, localização e sazonalidade são fatores de escolha. Os estoques de protetor solar desses dois estabelecimentos tendem a ser consideravelmente diferentes.
Esta mesma lógica vale para produtos de nutrição e produtos de higiene. É só compreendendo o comportamento do mercado e suas variáveis para tomar a decisão mais acertada.
Sabendo disso, vamos a critérios mais objetivos para a escolha dos produtos.
1. Produtos de higiene
Aqui, não há sazonalidade. É uma demanda fixa de toda a população, logo desodorantes, barbeadores, absorventes, algodão e cotonetes, por exemplo, têm saída garantida sempre. Marca é sempre importante, pois dá reconhecimento aos produtos, atribui qualidade e conforto para a escolha das pessoas.
Monte um mix de produtos de higiene com marcas conhecidas e muita diversidade nos produtos. Dos pés à cabeça, as pessoas procurarão com certeza as melhores oportunidades.
2. Produtos de beleza
Beleza é um segmento que tem muita inovação e novidades. Portanto, é necessário ficar atento ao que o mercado tem a oferecer. Procure por dados de pesquisa que mostrem o que os clientes valorizam.
Por exemplo: de acordo com pesquisa da Opinion Box, 40% das mulheres entrevistadas preferem cosméticos com menos química; para shampoo e condicionador, 63% se importam com custo-benefício e 50% com a fragrância. Com esses dados, já é possível identificar categorias de produtos e marcas que atendam às necessidades das clientes.
Mas, claro, não são só as mulheres. Os cuidados masculino têm ganhado relevância e criado boas oportunidades de vendas. Produtos ligados ao barbear e manutenção da barba fazem muito sucesso e podem fidelizar clientes da região.
3. Produtos de nutrição
Essa categoria na farmácia está ligada à conveniência. Os clientes geralmente procuram produtos para dietas específicas, restritivas e de alto valor nutritivo. Aí valem desde produtos sem lactose ou glúten até aqueles de alto valor nutritivo, como suplementos alimentares.
Produtos de nutrição infantil também devem figurar nas prateleiras, uma vez que têm grande variedade de produtos e pediatras sempre recomendam para os pais. Vale a pena investir nesse tipo de mercadoria.
Uma dica geral é estar sempre aberto para receber promotores e representantes de vendas. Esses profissionais trazem as novidades do mercado e material de divulgação, que podem ser fundamentais para aumentar as chances de venda dos produtos de higiene, nutrição e beleza.
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