Controlar as finanças de qualquer empreendimento é uma das missões essenciais para o crescimento e o sucesso. Por isso, a gestão financeira para farmácia precisa estar na mira de quem busca chegar mais longe com o seu estabelecimento.
É preciso ir além dos registros e entender como o fluxo de dinheiro no negócio afeta as operações e os resultados. Para tanto, vamos mostrar como fazer a gestão financeira para farmácia para você se capacitar mais, além de dicas para facilitar o seu dia a dia.
Por onde começar a gestão financeira para farmácia?
O primeiro passo é ter consciência que a gestão financeira existe para manter você no controle. Isso mesmo, são instrumentos de registro de informações e de proposição de ações para que sua farmácia cumpra todas as obrigações financeiras, projete o faturamento e saiba o esforço que tem que fazer para entrar mais dinheiro do que sair.
Para tanto, primeiramente você deve conhecer os custos do seu negócio. Seu lucro vai vir quando você descontar todos eles do seu faturamento. Cabe a você entender a evolução dos custos, ou seja, o que mais tira dinheiro do seu negócio. Mas não confunda com tentar eliminar as coisas que custam mais caro, pois em muitos casos são elas que trazem o maior faturamento.
Tendo feito um plano orçamentário, você saberá também o momento certo de investir na sua farmácia e também a hora de cortar custos. São decisões que não precisam ser tomadas intuitivamente, mas refletidas e baseadas em um planejamento do seu negócio.
Dito isso, vamos a algumas dicas para ajudar na gestão financeira da sua farmácia:
1. Use a tecnologia a seu favor
Registrar vendas, compras de produtos, gastos com colaboradores, pagamentos de contas e tantos outros eventos pode ser trabalhoso. Por isso, recomendamos o uso de softwares de gestão financeira para farmácia. Existem muitos no mercado, que ajudam a coletar todas as informações e exibi-las para que você consiga visualizar o fluxo do dinheiro no seu negócio.
2. Tenha o fluxo de caixa sempre organizado
O fluxo de caixa organizado é o que dá ao gestor da farmácia a visão panorâmica das finanças. Sabendo as entradas e saídas, é possível projetar o orçamento, a evolução do patrimônio, o crescimento do negócio e saber onde e como o dinheiro faturado é gasto. Essa organização é o que permite a melhor tomada de decisão em relação ao dinheiro.
3. Controle seu estoque
Controle de estoque vai além de manter prateleiras cheias e almoxarifado organizado. É uma prática ligada à gestão financeira, uma vez que o estoque significa dinheiro retido em mercadorias e baixa liquidez para a farmácia. A ideia é que a farmácia tenha sempre o suficiente para vendas, sem deixar o estabelecimento desabastecido nem com excesso de mercadorias.
4. Verifique cartões e taxas
Operações financeiras envolvem crédito e empréstimos, sendo normais em qualquer empreendimento. Por isso, é necessário saber o impacto do fluxo de recebimentos de vendas com cartão e as porcentagens envolvidas. Um crédito caro pode comprometer, no longo prazo, o recursos da farmácia, assim como antecipar os recebíveis, em muitos casos, pode restaurar capacidades de pagamento da farmácia. Analise o quanto se paga nas operações com cartões e procure alternativas para baratear esse custo.
Uma boa gestão financeira para farmácia procura diminuir erros, agiliza tarefas e consolida os resultados de vendas. São ações de grande importância para manter o estabelecimento saudável e a caminho do crescimento.
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