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Drogarias de bairro: como usar a internet a seu favor


As drogarias de bairro contam com inúmeros desafios em sua jornada. Mas a boa notícia é que elas também têm muitas vantagens que, se bem exploradas, podem significar diferenciação e longa vida nos negócios. 

Neste artigo, vamos mostrar que um dos melhores recursos disponíveis é a internet. Com esta rede como aliada, farmácias locais podem chegar mais longe e ganharem em competitividade com outros players, inclusive as redes.

Continue a leitura conosco para saber mais e entender o que você pode fazer pela sua drogaria. 

Desafios e vantagens 

Sabemos bem que competir com grandes redes que se espalham rapidamente pela vizinhança pode ser um desafio e tanto. Esse é um grande risco para o comércio local. E contra isso não há uma solução direta, pois estamos falando da evolução do próprio sistema econômico. 

É preciso conviver com a concorrência à porta e procurar formas de se diferenciar. Por isso, um olhar atento sobre seu negócio pode ser um bom começo. 

Uma boa dica é fazer uma matriz SWOT atualizada que identifique as principais oportunidades e ameaças enfrentadas externamente e quais os pontos fracos e fortes internamente. 

Uma vez que você domina seu negócio com muita propriedade, vai logo saber que a internet pode ser uma grande aliada para potencializar suas forças e aproveitar as oportunidades. 

Internet como recurso para as drogarias de bairro 

Uma grande vantagem das drogarias de bairro é a aproximação com o cliente, um atendimento mais personalizado e menos impessoal que vemos em grandes estabelecimentos de rede. As farmácias locais podem se beneficiar muito da relação que estabelecem com a sua comunidade. E a internet é chave para isso. 

Observe abaixo como você pode utilizar da melhor forma os recursos digitais. 

Google My Business 

Faça um cadastro completo no Google My Business que ajude a sua empresa a ser mais facilmente encontrada pelos seus clientes. Mais que isso: forneça todas as informações básicas como a presença ou não de estacionamento, telefones, horário de funcionamento e fotos profissionais. 

Dessa forma, você ajuda a sua farmácia a estar presente tanto nos primeiros resultados do Google como no Google Maps. 

Mídias Sociais 

Use e abuse de estratégias digitais para seu negócio. Não basta só abrir um perfil nas redes sociais, é preciso alimentá-lo com conteúdo diversificado, atualizado e relevante. Invista em boas imagens, compartilhe suas promoções e novidades. 

Sempre responda rapidamente os comentários e directs para garantir um bom feedback com o seu público.

Tenha um site 

Outra boa forma de ser encontrado pelo seu cliente é através de um site. Nele você pode colocar todas as informações institucionais da drogaria, sua história, seus produtos e até considerar um e-commerce

O site é o endereço virtual da sua drogaria. Além de dar um peso institucional ao negócio, ele ajuda a fazer vendas por meio das informações nele contidas.

Aplicativos de delivery 

Busque parcerias com os aplicativos de entrega para que sua drogaria seja uma opção de compra não só no ambiente físico. Isso aumenta muito o raio de atuação e o número de potenciais clientes. 

Outros recursos 

Se já estiver mais familiarizado com as ferramentas digitais, busque formas de comunicação mais direcionadas com seus clientes como e-mail marketing e mensagens instantâneas utilizando as facilidades do mobile marketing

Observe que a internet oferece um mundo de opções para os mais diversos tipos de negócios. Para todas as situações ainda é possível fazer cursos e acessar tutoriais gratuitos e plataformas sem custo e atingir, dessa forma, seu público de forma direta e frequente para facilitar e solucionar as demandas dele. 

Sua drogaria de bairro pode ser bem mais que um mero vendedor de remédios para a sua comunidade. Empenho e criatividade podem transformar as dificuldades em oportunidades únicas. 

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