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compra de medicamentos

Boas práticas na compra de medicamentos


Boas práticas dizem respeito à busca de eficiência de um negócio. Na compra de medicamentos, estamos falando tanto do aprimoramento da gestão quanto do controle para adquirir um produto tão sensível como os fármacos.

Ao adotar certos procedimentos, sua farmácia pode se beneficiar e conseguir adquirir medicamentos com facilidade e trazer boas receitas para o negócio.

Considerar prazo de validade

O prazo de validade de um medicamento é uma corrida contra o tempo para o varejista. O medicamento precisa ser vendido, claro, dentro do prazo para o consumidor. Mas é preciso considerar dois pontos:

  • Tempo do tratamento – o tratamento precisa ser concluído dentro do período da validade.
  • Percepção do consumidor – o cliente pode entender que o medicamento é antigo ou está em estoque há muito tempo caso a validade esteja próxima do vencimento.

Isso é importante para a compra de medicamentos porque tem impacto na perda de produtos. A previsão de vendas deve considerar o vencimento dos lotes tanto por uma questão de segurança sanitária quanto por estratégia de mercado. Nem o medicamento pode vencer nem o consumidor pode rejeitar o produto.

Toda farmácia, por sua vez, deve ter uma política para lidar com a validade e registrar no POP (Procedimento Operacional Padrão). Isso é importante para organizar os pedidos e evitar que medicamentos pereçam no estoque.

Observar estoque e giro de mercadorias

Inteligência de mercado é algo que deve ser aplicado ao setor farmacêutico. A previsão de compra e venda de medicamentos vai ter um grande impacto na composição dos estoques de uma farmácia. Não observar essa dinâmica pode ocasionar prejuízos.

As boas práticas na compra de medicamentos demanda que se observe o giro das mercadorias. Ao entender os ciclos de compra, a velocidade e a recorrência das vendas, é possível fazer pedidos periódicos com a quantidade adequada. Assim, o capital da farmácia não fica aprisionado em produtos e pode ser empregado em outras áreas, como promoção de vendas.

Para isso, além de uma gestão de estoque competente, é necessário contar com um distribuidor que trabalhe com eficiência e escala, tendo canais de comunicação abertos e entrega de mercadoria com rapidez.

Ter um distribuidor comprometido

Comprar medicamentos para uma farmácia só vai ser uma operação apropriada se contar com um distribuidor que esteja conectado com os desafios do mercado local. Para tanto, esse fornecedor precisa reunir alguns requisitos, como:

  • Parceria com laboratórios – trabalhe com os laboratórios mais conhecidos do país, que representam uma parcela considerável dos produtos que estão disponíveis no mercado.
  • Acesso a medicamentos – tenha em seu catálogo os medicamentos essenciais para o funcionamento de uma farmácia e os mais vendidos, formando um estoque completo para o dono da farmácia ofertar no mercado.
  • Logística eficiente – possua uma dinâmica de trabalho que conecte o mercado ponta a ponta, atendendo com presteza as necessidades da farmácia. Nesse sentido, contam os centros de distribuição, o televendas e a facilidade na compra dos medicamentos.
  • Respeito às regras – atenda à legislação no que diz respeito ao transporte e à estocagem de produtos sensíveis como os medicamentos.

Associar-se a um distribuidor que tenha experiência no mercado e respeite todas as regras do negócio pode representar uma grande vantagem para cumprir boas práticas na aquisição de medicamentos para uma farmácia.

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