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Gestor farmacêutico eficiente: 4 dicas para se tornar um


Não vamos dar muitas dicas desta vez, e sim nos alongar explicando as quatro que separamos para mostrar como um gestor farmacêutico pode trabalhar com mais eficiência.

No fim das contas, uma farmácia é um negócio como qualquer outro. Ela não vende saúde, mas soluções diversas para seus clientes (na área de saúde e cuidados, claro!). Com isso em mente, o gestor farmacêutico consegue criar alternativas de gestão para ser mais rápido e preciso nos seus processos e melhorar sempre a dinâmica da farmácia.

Então vamos lá às dicas e seus desdobramentos.

1. Entender a dinâmica do mercado farmacêutico

Farmácias são negócios peculiares, que trabalham com produtos altamente regulados. Logo, deve seguir também uma série de requisitos para ter produtos sempre em estoque, na quantidade certa e com o método de conservação adequado. Para isso, deve saber, por exemplo, a prevalência de doenças na região (como uma temporada de resfriados em um mês específico), além da sazonalidade de produtos, como os de higiene e beleza que alcançam um pico no verão.

Com dados e informações, o gestor farmacêutico consegue fazer pedidos exatos, de produtos de venda facilitada, diminuindo possíveis perdas e a retenção do capital da farmácia em excesso de mercadorias.

2. Saber escolher parceiros de negócio

A farmácia é um meio de as pessoas terem acesso a medicamentos e outros produtos. Ela está em uma ponta da cadeia produtiva, que inclui por exemplo laboratórios, indústrias e operadores logísticos. Cabe ao seu gestor escolher fornecedores que ajudem no seus processos e facilitem o fluxo de mercadorias pelo negócio.

Assim, é necessário escolher um distribuidor que represente as principais marcas dos segmentos de cosméticos, de medicamentos e de nutrição. Além disso, que propicie uma entrega rápida, para a reposição do estoque com eficiência, e com diversidade nos canais de atendimento. É neste nível que devem estar todos os fornecedores.

3. Investir em tecnologia

As tecnologias hoje em dia têm usado a automação para criar precisão no negócio. Um exemplo são os sistemas de registro, que mostram informações de estoque, venda, preços e o que mais o gestor precisa para entender o funcionamento da farmácia em tempo real.

Existem muitos softwares do tipo ERP nessa área que podem ajudar o gestor farmacêutico a ser mais eficiente. Aliados a dispositivos como leitores de código de barras, acabam gerando dados muito valiosos para a administração do negócio.

4. Compreender o marketing

Marketing é o processo de levar produtos para um mercado e estimular a compra pelos clientes. A ideia fundamental é fazer isso com a maior eficiência possível. Compreender o marketing, então, leva o gestor a criar e adotar práticas para tornar as vendas mais fluentes.

Isso vai desde a organização do espaço físico, passando pela escolha adequada de produtos, até a criação de promoções e campanhas publicitárias para o ano todo ou as sazonais. São decisões que fazem as vendas e o faturamento aumentarem.

Como ser um bom gestor farmacêutico

O segredo é um só: capacitação. Cursos livres e técnicos, graduação, pós-graduação, não há limites. O gestor farmacêutico deve investir em conhecimentos que o faça entender de todos os aspectos do negócio, como contabilidade, legislação farmacêutica, logística, finanças, marketing e por aí vai.

O Grupo Acripel é parceiro dos gestores farmacêuticos e de todos os empreendedores de farmácias. Conte com a nossa expertise em distribuição de medicamentos e produtos de higiene e beleza para o seu negócio, além das dicas e informações que sempre compartilhamos no nosso blog e mídias sociais.

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