O que você tem feito para fidelizar clientes na farmácia? Provavelmente muita coisa. Afinal, como empreendedor você compreende que o consumidor que volta é o mais especial para o seu negócio.
Contudo, são muitos os fatores que contribuem para a atração e a retenção de clientes em uma farmácia. Eles precisam ser compreendidos, e você, como à frente da gestão, pode usar algumas boas ações para fazer seu público se tornar fiel.
É o que mostraremos neste artigo. Siga com a leitura e inspire-se para aplicar os conhecimentos na sua farmácia.
Por onde começar
O ponto de partida para qualquer ação de fidelização é sempre conhecer o seu público. Afinal, é a ele que todas as ações serão dirigidas. Por isso, você deve entender a motivação das pessoas, seus desejos, necessidades e o que buscam com frequência na sua farmácia.
Outros dados como idade, classe social, gênero e renda também ajudam a criar uma panorama do público. Com eles, você consegue ter uma ideia de quem é o consumidor médio do seu negócio e traçar perfis de consumo. Por exemplo, perfis que são focados em medicamentos, outros que são pais recentes e precisam de produtos para bebês e outros interessados em produtos de higiene, nutrição e beleza.
Com esses dados e conhecimentos sobre o público, você pode construir uma jornada do consumidor. Ou seja, traçar todo o caminho até a busca do seu produto. Isso passa pela sua comunicação, pela forma como faz suas escolhas, como costuma efetuar a compra e quando pretende voltar ao estabelecimento.
Com o perfil do público e a jornada do consumidor mapeados, você consegue entendê-lo melhor e começar a criar ações para a fidelização. Vamos a elas.
Aprenda a fidelizar clientes na farmácia
Quando falamos em fidelizar clientes na farmácia, nos referimos a criar um relacionamento. Ou seja, as pessoas terem confiança de que naquela farmácia podem encontrar o que precisam e da melhor forma como querem comprar.
Selecionamos 4 ações que podem ser aplicadas na sua farmácia com facilidade para fidelizar o seu público. Vamos a elas.
- Padronize o atendimento – cliente bem atendido é cliente satisfeito. As chances de ele voltar à sua farmácia aumentam muito quando tem boas experiências com atendimento. Por isso, qualifique a sua equipe para que saibam agir em qualquer situação, prestando um atendimento eficiente, que resolva qualquer problema do cliente. Padronize para que todos prestem o atendimento com o mesmo padrão.
- Invista na comunicação – a forma como as pessoas entendem o seu negócio é fundamental para que ele forme uma imagem e crie confiança. Por isso, sua comunicação deve ser clara e assertiva, voltada para a necessidade do público. Assim, sugerimos realizar campanhas publicitárias, sinalizar bem a loja e usar as ferramentas digitais para mostrar o que sua farmácia tem e como ela vende.
- Resolva o problema do cliente – experiência é tudo. O cliente entra com uma demanda na sua farmácia, que precisa encaminhar para uma solução. Se faltou a medicação, diga o prazo que ela estará disponível. Se o shampoo preferido não está à venda, sugira um similar com a mesma qualidade. Otimize sempre o investimento de tempo e dinheiro do consumidor na sua farmácia. Nunca o deixe sem resposta ou com mais dúvidas do que quando entrou.
- Crie um programa de fidelidade – basta um cartão e um carimbo personalizado para ter um programa de fidelidade. Um homem que compra semanalmente barbeadores, lâminas e cremes pode voltar à sua farmácia se tiver um desconto a cada 5 compras, por exemplo. Ao final do período, ele pode ganhar um desconto ou um brinde, e você terá garantido 5 vendas com o programa de fidelização, o suficiente para pagar a vantagem dada ao seu consumidor. Quem faz compras periódicas sai em vantagem ao escolher sempre a sua farmácia.
Qualquer ação para fidelizar clientes na farmácia deve ser baseada nas expectativas do seu público e na criação de uma relação duradoura. Portanto, pense sempre em como fazer para que as pessoas voltarem depois de cada compra. Pois assim você terá bons insights para criar novas ações e fazer as pessoas voltarem para a sua farmácia.
Não tem segredos para fidelizar clientes na farmácia. Estudo seu público e parta para a ação.
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