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Pré-alta dos medicamentos: como preparar a sua farmácia


Pré-alta dos medicamentos é como se chama o período que precede o reajuste oficial nos preços dos medicamentos. Vamos explicar a seguir o motivo da existência dessa janela de modificação dos valores praticados no mercado farmacêutico.

No ano de 2003, foi criada a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (CMED), um órgão ligado à Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Neste mesmo ano, ficou estabelecido que o reajuste anual dos preços de medicamentos aconteceria sempre no mês de abril. Dessa forma, abril é o único período em todo o ano em  que os preços no mercado farmacêutico podem sofrer aumento, e março é considerado o mês de pré-alta.

Esse aumento considera a inflação do ano anterior, a concorrência por cada categoria de medicamento e também a produtividade da indústria. Através de alguns cálculos, os novos preços chegam até o consumidor.

Março então é tempo de se preparar de várias maneiras, incluindo estoque, mudança de preços em sistema, preparar o consumidor, entre outras ações. A Acripel dá as dicas para você preparar a sua farmácia.

Pré-alta dos medicamentos não é surpresa

Uma vez que o aumento nos preços dos remédios acontece todo ano no mesmo mês, a pré-alta dos medicamentos não é uma surpresa e você precisa se planejar e preparar a sua farmácia. Mas como fazer?

Vamos a algumas dicas que podem fazer a diferença para a sua farmácia:

  • Mantenha-se informado sobre o tema através de sites de notícias do setor e de órgãos ligados à indústria farmacêutica, blogs, perfis e grupos. Dessa forma você terá com antecipação uma estimativa de quanto será o aumento e se preparar melhor e com antecedência para os reajustes. Inclusive, porque provavelmente irá impactar no seu orçamento para compras.
  • Organize o seu estoque para a temporada de pré-alta dos medicamentos, afinal, o reajuste é aplicado para o consumidor em relação aos itens comprados no período, tenham sido adquiridos pela farmácia antes ou não, possibilitando um aumento na margem de lucros. Neste sentido, dê prioridade de compra a produtos que costumam vender em maior quantidade e frequência, aos que possuem maior margem, aos de uso contínuo e aqueles que são mais consumidos em época de frio (já que é início de temporada de inverno). Claro, atente-se aos prazos de validade.
  • Faça o cliente sentir o impacto aos poucos, não aplique todos os aumentos em abril. Quando se faz uma boa gestão do estoque se percebe que alguns medicamentos vão levar mais tempo para serem adquiridos já com o reajuste. Você pode manter o preço de alguns e adiar o repasse para o consumidor. Isso cria uma percepção positiva sobre sua farmácia, aumentando a competitividade junto ao público consumidor.
  • Um discurso único e afinado entre toda a equipe auxilia no atendimento e entendimento do cliente em relação aos reajustes. Desta maneira, é interessante uma reunião com os colaboradores para organizar uma estratégia de relacionamento com o cliente durante o período, auxiliando-o em suas compras, mas sem contudo incentivar a estocagem de medicamentos em casa.

A boa gestão de uma farmácia precisa levar em consideração todas as variáveis que podem interferir nos preços e nas vendas de seus produtos, a pré-alta dos medicamentos é uma delas. Manter-se informado e preparado ajuda a lidar com a variação de preço que por vezes pode afastar o cliente. É importante inclusive educá-lo sobre esse fato para que não ache que a farmácia aumentou os preços de forma indiscriminada.

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