Televendas: 0800 081 1911
Layout de drogaria

Layout de drogaria: entenda como impacta no negócio


Para as vendas fluírem em uma drogaria, é necessário ter um ambiente propício para as pessoas se sentirem confortáveis para o consumo. Nesse sentido, um bom layout de drogaria pode fazer toda a diferença.

Além da estrutura física, que segue algumas obrigatoriedades, é preciso pensar na drogaria como um espaço de consumo. Para tanto, criamos este artigo para você entender o que o estabelecimento deve ter e como o seu layout pode influenciar nas vendas.

Leia atentamente para aprender.

Estrutura física de uma drogaria

Toda drogaria precisa atender alguns requisitos a respeito de sua estrutura física. Tanto para cumprir normas quanto para proporcionar uma boa experiência do consumidor no local. Em resumo, para uma drogaria funcionar bem e potencializar todo o seu espaço para vendas e serviços, ela deve ter:

  • Balcão – deve ser situado no fundo da loja e serve para separar os clientes daqueles medicamentos que só podem ser vendidos com prescrição médica. Ou seja, atrás do balcão praticamente está o espaço para armazenamento e estoque de medicamentos da farmácia.
  • Sala de serviços farmacêuticos – com água corrente, materiais de higiene, dispensação de resíduos, sem acesso a sanitários. É o lugar onde o farmacêutico trabalha no atendimento aos pacientes. 
  • Armário ou sala para medicamentos – de acesso restrito, com tranca, para acondicionar medicamentos de tarja preta e com retenção de receitas.
  • Geladeira – serve para armazenar medicamentos termolábeis e não deve em hipótese alguma servir para acondicionar marmitas e bebidas de funcionários, sob o risco de contaminação.
  • Sala de administração – separada das atividades farmacêuticas.
  • Depósito de materiais de limpeza – lugar específico para a guarda de produtos químicos de limpeza e manutenção.
  • Espaço para funcionários – para que guardar seus pertences, se trocar, etc.
  • Banheiro – separado da área farmacêutica.

Todos esses itens precisam ser distribuídos no layout da drogaria para dar conforto ao visitante e direcioná-los para a venda de medicamentos e produtos de higiene, nutrição e beleza.

Estrutura física de uma drogaria

Entendendo o Ponto de Venda (PDV)

Todo estabelecimento comercial, seja uma farmácia ou loja, deve promover o contato dos clientes com o produto. É isso que facilitará o reconhecimento, criará o desejo e levará à venda. Contudo, sabemos que com medicamentos há regras mais específicas.

Por conta de receitas médicas e condições de armazenamento (como geladeiras e armários trancados), muitos medicamentos precisam de um intermediário para a venda. É no balcão de atendimento, que deve ser um local de convite à interação, e não uma barreira, que essa venda irá se consumar. Dessa forma, o balcão deve convidar os clientes, por meio de sinalização, para se dirigir ao funcionário da farmácia.

Por sua vez, produtos de higiene, nutrição e beleza devem estar posicionados estrategicamente em prateleiras e gôndolas, de fácil acesso às pessoas. Ao longo de corredores, devem ter os produtos disponíveis para atrair a atenção e estarem ao alcance, principalmente aqueles de compra de conveniência.

Assim, o ponto de venda deve:

  • Eliminar barreiras para a circulação de pessoas
  • Ter espaços livres para circulação
  • Dispor os produtos de acordo com categorias
  • Preços e sinalizações claras

Layout de drogaria

O layout da drogaria inclui a disposição das gôndolas e prateleiras, o espaço para os clientes circularem e a categorização dos produtos em cada setor da loja. Isso tudo precisa ser associado a uma sinalização eficiente, que oriente as pessoas e as mantenha bem informada sobre onde encontrar os produtos na drogaria.

Existe uma probabilidade muito alta de as pessoas decidirem pela compra e por marcas específicas no ponto de venda. É por isso que o layout da drogaria deve favorecer a exposição dos produtos e mantê-los sempre ao alcance do cliente.

Nesse sentido, vale a pena expor produtos mais lucrativos e lançamentos na altura dos olhos do consumidor, colocar os menos competitivos nas prateleiras de baixo e os campeões de venda nas pontas de gôndola, onde terão maior visibilidade. 

Inscreva-se na nossa newsletter para receber em seu e-mail artigos como este. 

Receba notícias e informações exclusivas da nossa empresa. Cadastre-se. É simples!