Assim como qualquer outro negócio do varejo, as promoções em farmácias também precisam acontecer. Seja para atrair clientes, movimentar estoque, fazer caixa ou, claro, aumentar a competitividade em relação à concorrência.
Por vezes, há dúvidas de como fazer promoções em farmácia, o que pode ou não, já que se trata de um ponto de venda de remédios.
Por isso, criamos este artigo para esclarecer dúvidas e apontar algumas dicas de como fazer uma promoção bem feita e atraente na sua farmácia.
O que é a promoção de vendas
Como o próprio nome já diz, é uma estratégia de marketing que visa promover, ou seja, incrementar as vendas de um negócio para além do que se vende normalmente.
As técnicas de promoção de vendas são inúmeras e é preciso escolher aquelas que fazem sentido para o momento e o seu negócio. Ações que o cliente julgue como coerentes e seja atraído por elas. Do contrário, vai dar a impressão de “forçar uma barra” e o consumidor se sentir trapaceado.
Ainda que as pessoas misturem os conceitos, promover não é necessariamente baixar os preços. Isso é liquidação, umas das técnicas promocionais. É importante esse esclarecimento porque muitos gestores abrem mão de fazer promoções em farmácias por não terem margem para oferecer descontos.
Cartões de fidelidade, venda casada, sorteios, brindes, tudo isso são ações promocionais que você pode fazer em sua farmácia. Vamos entender melhor.
Os benefícios de fazer promoções em farmácia
Imagine uma tenda ao lado de fora da farmácia fazendo teste de glicose e aferição de pressão gratuitamente. Chamaria bastante atenção, não é? Mais ainda, as pessoas viriam com bons olhos a atitude e na hora de escolher onde comprar medicamentos, com certeza pensariam em um lugar que pensou em cuidar delas.
Essa é a ideia de fazer promoções em farmácia, mostrar que aquele lugar faz mais do que vender, ele oferece vantagens. Neste sentido, o que a farmácia ganha em troca:
- Aquisição de novos clientes;
- Fidelização dos consumidores;
- Melhora das vendas;
- Melhora na imagem da farmácia;
- Agora que você já entendeu como vale a pena, vamos a algumas ideias de ações promocionais para a sua farmácia.
Como fazer promoções em farmácias
O primeiro passo é fazer um planejamento junto com o levantamento do perfil do público consumidor e daquele que você quer atrair. Depois elencar os objetivos com cada ação, afinal é preciso avaliar o resultado depois. Uma reserva financeira também é interessante. Por fim, é soltar a criatividade a partir de um cronograma bem definido.
É importante ter em mente que é preciso ter períodos sem promoção, do contrário o cliente se acostuma a ponto de não frequentar a farmácia em “dias normais”.
Algumas ideias:
- Venda casada: um produto junto de outro com desconto, como sabonete e esponja de banho;
- Cartão fidelidade: a cada 10 compras do mesmo produto ou linha, a próxima é grátis;
- Desconto progressivo: na compra de mais de uma unidade, a segunda sai mais barata;
- Serviços grátis: testes, aferição de pressão, furar orelha, aplicação de injeção, entre outros;
- Frete grátis: compras a partir de um determinado valor podem não cobrar a taxa de entrega;
- Campanhas solidárias: a cada x produtos comprados, um outro é doado para uma instituição de caridade ou apoio a causas diversas;
- Decoração: atrair pelo visual também é importante. Bandeirolas no período junino, enfeites natalinos, entre outros.
Fazer promoções em farmácias é um excelente caminho para melhorar vendas, imagem e atrair novos consumidores. Planeje, faça contas, determine objetivos e tenha sucesso nas suas ações. Conte com a Acripel para parcerias promocionais.
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