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Uma análise das necessidades dos clientes de salão de beleza


Não é fácil encantar clientes de salão de beleza. Eles são um público muito exigente e seguro do que quer. E isso é muito legítimo. Afinal, estamos falando de uma das coisas mais pessoais do indivíduo: os cabelos, que formam a aparência e a identidade.

Porém, a necessidade das pessoas não se resume aos cabelos. São muito mais amplas e conhecê-las pode fazer a diferença na atração de mais clientes para o seu salão. É o que mostraremos neste artigo.

Experiência dos clientes de salão de beleza

Pode até parecer um clichê, mas experiência é tudo. Um cliente não vai apenas lembrar do resultado final nos seus cabelos, mas todo o percurso que teve, desde a escolha do salão, passando pelo atendimento até a satisfação com seu novo visual.

Nesse sentido, a experiência do cliente vem de uma análise completa de tudo o que presenciou no salão. Por isso, proprietários de salão de beleza precisam investir para além dos tratamentos capilares. A percepção de qualidade por parte dos clientes de salão de beleza tem relação com itens como preço e atendimento, o que leva à fidelização.

Veja nossa análise sobre esses pontos.

1. Qualidade

Qualidade é um conceito subjetivo. Afinal, estamos falando da percepção humana, que é muito variada. Contudo, há certas coisas que se aproximam mais de uma análise objetiva. Para um salão de beleza ser percebido como de qualidade, ele tem que proporcionar primeiramente resultados consistentes em cortes, coloração e tratamentos.

E isso só se consegue com produtos profissionais. São eles que referendam o trabalho do cabeleireiro e elevam o nível dos resultados. Isso não se consegue com produtos para o público geral. Além disso, a presença de marcas de renome no salão, como L’Oréal e Redken, ativam a memória dos clientes e se conectam com os valores do salão.

No fim das contas, a qualidade percebida pelos clientes de salão de beleza vem da sofisticação dos serviços oferecidos aliada a produtos de alto desempenho.

2. Atendimento

O bom atendimento é o diferencial que todos buscam, em qualquer relação comercial. E engana-se quem resume isso a cortesia e educação doméstica. É necessário ir a um nível mais profundo e acolher o cliente em suas necessidades.

Assim, entendemos um bom atendimento em um salão como ter empatia com os clientes. Isso se traduz em compreender sua insatisfação com a aparência e propor soluções dentro de suas expectativas, mostrando tudo o que pode ser feito.

Um bom atendimento nasce de uma equipe treinada e motivada a ajudar as pessoas. 

3. Preço

O valor dos serviços é um dos fundamentos para se criar percepção de qualidade. É uma avaliação feita por todos nós. Por isso, a composição de preços deve ser uma estratégia, uma vez que impacta diretamente nas necessidades dos clientes.

Mas preço alto não significa serviço bom, nem preço baixo, serviço ruim. O que se busca é a percepção de preço justo. E este é aquele que está dentro da capacidade de pagamento do cliente e que reflete sua satisfação com o serviço que recebeu.

Isso não impede que haja políticas de promoções e descontos. Mas tudo em cima de preços base, com os quais os clientes estão de acordo.

Conclusão

Cada salão tem seu cardápio de serviços para atender à clientela local. Isso pode ser mudado rapidamente com atualização profissional e a inserção de novos produtos. Porém, o que conta é como o cliente vai enxergar o negócio. E são itens muito subjetivos que podem fazer a diferença.

Por isso, a qualidade percebida tem a ver com preço e atendimento. Vai muito além dos serviços prestados e se relaciona com toda a experiência dos clientes no salão. Por isso, sempre recomendamos que salões de beleza tenham uma boa gestão e fornecedores que garantam linhas completas de produtos e marcas reconhecidas.

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