Televendas: 0800 081 1911
expert em coloração

Dicas para se tornar um expert na coloração


Salão de beleza com resultados poderosos faz sucesso nas redes sociais com fotos e muito engajamento. Todo mundo gosta de apreciar aquele cabelo de estrela de cinema, e grande parte de tanta beleza são as cores potentes. Para isso, é preciso ser um expert em coloração

Neste artigo, vamos abordar dicas de como se tornar um especialista em coloração capilar de forma a trazer resultados surpreendentes para o seu salão. 

Como essa é uma área com muitas particularidades, aprender mais sempre é uma boa ideia. Manter-se informada também é um desafio. 

Leia o texto até o final para saber como a coloração capilar pode ser também uma estratégia para seu negócio. 

Coloração capilar profissional 

O melhor conselho para quem quer mudar o visual através da cor dos cabelos é procurar um serviço profissional. Muitas pessoas até arriscam fazer em casa, mas nem sempre é uma boa ideia. 

Isso porque estamos falando de um processo químico que envolve reações nem sempre previsíveis. Geralmente, existem nas tinta agentes alcalinos como amônia etanolamina, monoetanolamina e pigmentos que variam de marcas e produtos. 

Em alguns casos, até chumbo pode estar presente nas substâncias. Por isso, é preciso entender bem a composição dos produtos e também qual o efeito desejado nos fios. 

E aqui vai a primeira dica: escolha linhas profissionais que garantem uniformidade da cor, boa cobertura e pouca agressão aos fios. Clientes satisfeitas voltam e recomendam salões que entregam bons resultados. 

Diferencie os tipos de coloração 

Existem três tipos de tintas, que são as permanentes, as semipermanente e as demipermanente. Elas se dividem nas categorias coloração, tonalizantes e pigmentadores diretos.

No caso das colorações, existem as vegetais e as sintéticas. As primeiras atuam em um nível mais superficial sem abrir a cutícula dos fios, por isso mesmo o resultado é temporário e não oferece uma cor consistente. Mesmo as colorações naturais, como as hennas, podem causar alergia

Chegamos a nossa segunda dica: por isso o teste de pele prévio é sempre necessário. Não deixe de testar a reação do produto na pele das clientes antes de aplicar no couro cabeludo que é, por natureza, cheio de vasos sanguíneos. 

Se a opção for a tintura sintética, conheça sempre os ingredientes do composto para ter certeza de que não vai utilizar nada que não seja permitido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Essa é nossa terceira dica: use apenas produtos de procedência e que são testados e permitidos no país. 

Colorometria 

A ciência das cores aplicada aos cabelos é conhecida como colorometria. Saber exatamente como uma cor vai se comportar quando aplicada sobre outra pode determinar a escolha da tonalidade, da quantidade e dos tipos de produtos usados. Pode, inclusive, evitar o uso excessivo de química no cabelo. 

Entender perfeitamente sobre tons e contrastes, círculo cromático e as diferentes texturas e tipos de cabelos é a nossa quarta dica. Faça cursos sobre o assunto e procure se atualizar sobre novas tendências e procedimentos. Clientes querem se sentir seguras ao entregar seus cabelos para bons profissionais. 

Seja um expert na coloração 

Um bom processo de coloração ou tonalização pede não só o conhecimento profundo para a aplicação do processo químico quanto a necessidade de um acompanhamento pós-coloração. A abertura das cutículas durante a ação dos produtos pode deixar os cabelos fracos e sem brilhos. 

Para evitar essa decepção das clientes, aqui vai a nossa quinta dica: aposte em explicações sobre o procedimento e ofereça artifícios que neutralizem eventuais danos nos fios. 

Vale uma conversa sincera e a indicação de hidratações, sugestões de produtos específicos antiqueda e revigorantes, selagem capilar e até orientações sobre diminuição de ferramentas que agridam os fios como chapinhas e babyliss. 

O importante é deixar as clientes cientes de todo o procedimento, passar segurança e garantir resultados espetaculares depois da pintura. Isso sim faz um expert em coloração.

Para mais dicas de como dar um atendimento de excelência no seu salão de beleza e ter clientes sempre felizes, assine nossa newsletter e utilize os melhores produtos do mercado que só a Acripel oferece.  

Cartão de Visitas Digital

Receba notícias e informações exclusivas da nossa empresa. Cadastre-se. É simples!