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Vitrine de uma farmácia

Vitrine de uma farmácia: 5 dicas para uma apresentação perfeita


A sua vitrine consegue atrair visitantes para a sua farmácia? Se você está lendo este artigo, provavelmente está procurando formas de melhorar a apresentação dos produtos e aperfeiçoar a sua vitrine.

Uma vitrine mal planejada, além de consumir tempo e recursos, não dá o retorno necessário à sua farmácia. Ela tem o seu potencial desperdiçado e não cumpre a função de chamar a atenção e despertar o desejo dos clientes passantes.

Mas isso pode ser mudado com ações simples. Leia nosso artigo e conheça 5 dicas para transformar a vitrine da sua farmácia.

A vitrine de farmácia

Antes das dicas, precisamos reforçar que a vitrine faz parte do visual merchandising, que monta as táticas para os clientes perceberem os produtos e se envolverem com ele. Esse é o primeiro caminho para a venda.

A vitrine é o início da jornada do cliente pelo ponto de venda. Portanto, ela precisa ser atrativa o suficiente para chamar a sua atenção e fazê-lo entrar na loja. É importante saber que a vitrine não deve refletir o estoque, com todos os produtos que a farmácia vende. Em vez disso, ela é um importante instrumento de comunicação visual que deve organizar e expor produtos para gerar desejo de consumo. As dicas abaixo são um bom caminho para fazer da vitrine um cartão de visitas da sua farmácia.

1. Planejamento 

Expor produtos na vitrine exige planejamento. Além de dar um bom trabalho de arrumação, os produtos em destaque devem ser aqueles que têm maior giro ou precisam ser comercializados logo. A vitrine é parte dos esforços de venda e deve dar destaque para aquilo que o dono da farmácia tem mais urgência em vender ou para os produtos com tendência de compra mais acentuada. Ou seja, ela deve estar encaixada nas metas da farmácia.

2. Quantidade de produtos

A dica fundamental aqui é não lotar a vitrine com produtos. E há motivos para isso. O primeiro é visual. Os olhos do cliente percorrerão a vitrine em busca de oportunidades e novidades. Uma vitrine lotada só atrapalha esse escaneamento e cria muita concorrência entre os produtos. O segundo motivo é que dá a ideia de encalhe, que todos aqueles produtos não estão vendendo e não são desejados. Opte pela sobriedade e por áreas de respiro entre os produtos para os clientes interpretarem bem as intenções da vitrine.

3. Disposição dos produtos

Os lugares de maior destaque são aqueles na altura dos olhos das pessoas, esse é o ponto onde elas miram primeiro a atenção. É lá que devem estar os produtos de maior lucratividade, giro e de maior desejo. A “leitura” natural dos olhos é da esquerda para a direita e de cima para baixo, portanto a disposição dos produtos deve seguir essa lógica do olhar humano. Busque uma harmonia entre os produtos e o espaço disponível para dar um conforto visual ao cliente.

4. Datas comemorativas

É o lado promocional da vitrine da farmácia, que deve ser decorada com o motivo das festividades. O cuidado aqui é não exceder, para não dar mais destaque para a decoração do que aos produtos. Os enfeites devem complementar a exposição dos produtos, não concorrer com eles em atenção. Guarde sempre espaço para a publicidade, para a exposição de oferta e argumentos de vendas. Datas sazonais geram boas oportunidades de vendas.

5. Segmentação

É sempre uma boa ideia fazer a vitrine da farmácia pensando no perfil de público. Nesse sentido, é possível alternar produtos por segmentos, como cuidados com saúde das mulheres ou linhas infantis. Os produtos podem ser mixados para dar ideia de continuidade, como colocar protetores solar junto com hidratantes e medicações para pós-sol, sugerindo um mix de produtos de verão para cuidados com a pele. Nessa lógica, são muitas as combinações possíveis e o uso dessa tática pode ajudar na venda de muitos produtos.

Com essas dicas, a vitrine da sua farmácia pode ganhar muita vida e ser um elemento dinâmico para a comercialização dos produtos durante todo o ano. É importante planejar para estar pronto para todas as situações e avaliar os produtos com mais potencial de venda, para que sejam expostos de forma estratégica na vitrine.

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